Impacto em números - Gazeta Esportiva
Felipe Leite
São Paulo, SP
09/12/2018 08:00:37
 

A ascensão dos eSports fica ainda mais clara quando os números relacionados ao impacto nacional e internacional da modalidade digital são evidenciados. O tamanho das competições merece destaque, além dos valores investidos e pagos para as equipes participantes, que chegam a ultrapassar números de alguns campeonatos de futebol.

De acordo com dados do instituto de pesquisa Newzoo, o Brasil tem cerca de 17 milhões de espectadores de eSports. O estudo também apontou que, em todo mundo e no ano de 2017, cerca de 655 milhões de dólares foram movimentados ao redor do mercado de esportes digitais.

Públicos também crescem junto das competições (Foto: Robert Reiners/Getty Images/AFP)

As premiações dos diversos campeonatos ajudam a entender tamanho número. O Mundial de League of Legends do ano passado, por exemplo, ultrapassou a marca dos 4 milhões de dólares de premiação total, com 37,5% da quantia ficando com a equipe vencedora, no caso, a Samsung Galaxy, da Coreia do Sul.

Em outro jogo MOBA, os valores são ainda mais altos. O evento The International 2017, do jogo Dota 2, equivalente a um Mundial do game, teve premiação total fixada em pouco menos que 25 milhões de dólares. Ao time vencedor (a equipe europeia Liquid levou o troféu), foram pagos cerca de US$ 11 milhões.

Também “há dinheiro” nos outros gêneros. A Fifa eWorld Cup, vencida recentemente por Mosaad ‘Msdossary’ Aldossary, premiou em total R$ 1,5 milhão, sendo 968 mil destinados somente ao saudita. Na Overwatch League, liga principal do jogo em estilo FPS (tiro em primeira pessoa), os atletas recebem salário fixo de 160 mil reais por ano. O time campeão, London Spitfire, ganhou R$ 3,2 milhões pela conquista.

Mosaad ‘Msdossary’ Aldossary ganhou 968 mil reais por vencer o campeonato do jogo Fifa (Foto: Reprodução/Twitter oficial/FIFAeWorldCup)

As estatísticas expressivas não se limitam somente ao campo financeiro. O Mid-Season Invitational, torneio que antecede a disputa da segunda metade da temporada dos campeonatos regionais de League of Legends, viu os fãs consumirem 363 milhões de horas de conteúdo durante todos os 12 dias de competição, de acordo com a Riot Games, empresa que criou e administra o jogo.

Além disso, o evento contou com 60 milhões de espectadores em sua grande decisão, entre King-Zone DragonX e RNG, chegando ao ponto de ter 19,8 milhões de pessoas conectadas simultaneamente.

Nas disputas de Counter Strike: Global Offensive, não é nem preciso procurar em um passado recente para visualizar tais números expressivos. Em 2015, a final do ESL One Cologne, entre os europeus Fnatic e EnvyUs, alcançou o número de 27 milhões de espectadores únicos, recorde absoluto à ocasião.

No site da Gazeta Esportiva, é possível acompanhar o cenário profissional das várias modalidades de eSports e suas grandes premiações por meio do blog Arena Multiplayer, escrito por Vinicius Zanoni.



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