Cronologia - Gazeta Esportiva

05/16/2006 09:00:13
 

16 de maio de 1906 – Adolfo Campos de Araújo funda o jornal vespertino A Gazeta, que traz seções fixas de economia, política, saúde, arte, literatura e um suplemento feminino. Na foto ao lado reprodução da primeira capa do jornal.

14 de julho de 1918 – Cásper Líbero, que já colaborava com o jornal, compra A Gazeta. Inicia-se a fase áurea do periódico. Com trabalho e dedicação, Cásper promove reformulações no jornal e faz A Gazeta prosperar.

1918 – O título do jornal A Gazeta é impresso em vermelho.

1925 – Surge, pela primeira vez no Brasil, uma corrida na qual todos (negros, brancos, esportistas ou não) podem participar. A São Silvestre, criada por Cásper Libero, é baseada na March Flambeaux, que ocorre anualmente na França.

1926 – O dono de A Gazeta promove a Travessia a Nado de São Paulo, realizada no rio Tietê.

1928 – Em busca da divulgação da prática esportiva, Cásper cria o Campeonato Nacional de Futebol Varzeano.

24 de dezembro de 1928 – Para cobrir os eventos esportivos, surge o suplemento A Gazeta – Edição Esportiva, que publica notícias e comentários sobre o esporte no Brasil e no mundo. O suplemento é semanal, em tamanho tablóide.

1929 – Cria-se a Página Feminina, primeira seção feminina dos grandes jornais. As matérias publicadas abordam temáticas de corte, costura, culinária e crianças; mas também valorizam a mulher moderna, que trabalha fora do lar e pratica esportes.

5 de setembro de 1929 – É publicada a primeira edição do suplemento A Gazeta Infantil, com textos e histórias em quadrinho, dedicados às crianças.

1929 – A Gazeta imprime, pela primeira vez no país, uma foto colorida. A imagem mostra a vencedora do Concurso de Miss Universo.

1930 – Surge A Gazeta em Rotogravura, o primeiro suplemento a cores editado no Brasil.

1930 – A redação do jornal, na rua Líbero Badaró, é invadida, incendiada e destruída. A revolta foi realizada por getulistas que se rebelaram contra o apoio de A Gazeta à candidatura de Júlio Prestes. Com a reação popular, Cásper é obrigado a se exilar. Quando a situação é controlada, o dono do jornal retorna e move uma ação de indenização contra o governo. O dinheiro recebido é utilizado para a construção do primeiro prédio planejado e projetado para abrigar um jornal.

3 de novembro de 1932 – É inaugurado o novo prédio do jornal, na rua Conceição. Com oito andares, o local conta com um parque gráfico, arquivo, auditório, centro de debates e restaurante.

1935 – A tiragem de A Gazeta atinge os cem mil exemplares diários, jornal de maior tiragem na época.

1938 – O nome A Gazeta Esportiva aparece, pela primeira vez, ao lado do logotipo do jornal A Gazeta. O suplemento esportivo é publicado em três cores.

1941 – A Gazeta Esportiva passa a ser veiculada duas vezes por semana. Aos sábados, noticia as principais realizações no campo esportivo. Às segundas, apresenta um quadro completo sobre os resultados dos campeonatos esportivos e comentários referentes a eles.

1941 – Criação do suplemento A Gazeta Magazine, que conta com a colaboração de escritores paulistas e de outros estados na produção de matérias literárias e históricas.

27 de agosto de 1943 – Cásper Libero morre em acidente de avião. Ao realizar uma viagem rotineira ao Rio de Janeiro, o avião cai na Baía de Guanabara.

10 de outubro de 1947 – A Gazeta Esportiva, que anteriormente era um suplemento de A Gazeta, torna-se um jornal independente. Nasceu, desta forma, o primeiro jornal a se dedicar inteiramente à divulgação de informações sobre todas as modalidades esportivas, firmando-se como o “mais completo jornal de esportes do país”.

1948 – Surge o suplemento A Gazeta Juvenil, no qual eram publicados textos destinados ao público jovem.

1º de setembro de 1953 – Cria-se a revista A Gazeta Esportiva Ilustrada, vendida separadamente dos demais veículos.

1958 – O Conselho Curador, corpo deliberativo da Fundação Cásper Líbero (criado a pedido de Cásper, que exclamou esta vontade em seu testamento), decide construir um prédio na avenida Paulista para atender as necessidades dos jornais.

23 de junho de 1970 – A edição de A Gazeta Esportiva bate o seu recorde de tiragem: 534.530 exemplares vendidos em um único dia.

25 de agosto de 1979 – É publicada a última edição do jornal A Gazeta. Em meio a uma crise financeira, seguida pelos baixos números de tiragem, o jornal torna-se um suplemento de A Gazeta Esportiva, constituindo um corpo só.

Outubro de 1997 – Criação do suplemento Motor, veiculado no jornal A Gazeta Esportiva. O caderno apresenta tabelas com os preços de veículos e entrevistas com personalidades exclusivas dos esportes motores.

19 de novembro de 2001 – Circula, pela última vez, o jornal A Gazeta Esportiva. A decisão é tomada em 24 de outubro, devido à crise financeira. Aos 54 anos, na edição número 27.162, o jornal sofre sua descontinuidade impressa e ganha espaço na mídia eletrônica.

20 de novembro de 2001 – Todas as informações e serviços na área esportiva do jornal são transferidos para o site www.gazetaesportiva.net. A partir deste dia, todas as notícias sobre os mais diversos esportes no Brasil e no mundo são veiculadas pelo site e atualizadas 24 horas por dia.

2005 – Ocorre a 80ª Corrida Internacional de São Silvestre.

16 de maio de 2006 – Comemoração do centenário da marca A Gazeta.



×