Rússia aposta que “Blatter não vai deixar” Ucrânia boicotar Copa de 2018 - Gazeta Esportiva
Rússia aposta que “Blatter não vai deixar” Ucrânia boicotar Copa de 2018

Rússia aposta que “Blatter não vai deixar” Ucrânia boicotar Copa de 2018

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

16/03/2015 às 13:48

São Paulo, SP



Um conflito político parece ter se embrenhado de vez no futebol. Meses após a Uefa dirigir sorteios da Liga dos Campeões para ucranianos e russos não se enfrentarem, a Ucrânia estuda boicotar a Copa do Mundo a ser realizada no país vizinho em 2018. Apesar da ameaça, o presidente honorário da União Russa de Futebol, Vyacheslav Koloskov, duvida que algo como isso aconteça.


“Em termos de um boicote, infelizmente Poroshenko (presidente ucraniano) não é a primeira pessoa a falar sobre isso”, falou Koloshov à Reuters. “Mas Joseph Blatter (presidente da Fifa) geralmente diz que política é política e futebol é futebol. É claro que ele não vai deixar que um boicote aconteça. Na Ucrânia, eles não sabem mais o que tentam alcançar”, critica.


Koloshov se baseia em declaração dada em setembro por Blatter, que entende que “um boicote no esporte nunca teve benefício”. A sugestão de Petro Poroshenko não é novidade no futebol europeu, mas tem pouca força nos bastidores da Fifa, e um boicote ucraniano à Copa ainda é visto como improvável.


A tensão entre os países é uma das polêmicas que envolve a Copa de 2018. A candidatura russa tem sido colocada em debate por suposta compra de votos na eleição decidida por federações associadas à Fifa. Antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, de 2014, em Sochi, algumas leis russas foram consideradas homofóbicas por parte da imprensa europeia, mas nem por isso o evento foi boicotado.


Se a Ucrânia conseguir classificar para o Mundial, Blatter considera de bom tom manter a seleção em grupo diferente da Rússia. Desta forma, a exemplo do que ocorreu na atual edição da Liga dos Campeões, o sorteio do maior torneio de futebol pode ser dirigido.

Conflito político no leste europeu pode influir nas classificações para próxima Copa do Mundo (Foto: Kirill Kudryavtsev)
Conflito político no leste europeu pode influir nas classificações para próxima Copa do Mundo (Foto: Kirill Kudryavtsev) - Credito: AFP

Conteúdo Patrocinado