Japão surpreende de novo, vence Espanha e avança às oitavas da Copa - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Japão surpreende de novo, vence Espanha e vai às oitavas como líder do Grupo E

Japão surpreende de novo, vence Espanha e vai às oitavas como líder do Grupo E

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/12/2022 às 17:57 • Atualizado: 01/12/2022 às 18:13

São Paulo, SP

O Japão está nas oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, o time asiático voltou a surpreender neste Mundial. Depois da Alemanha, foi a vez de a Espanha ser vítima dos japoneses, sendo derrotada por 2 a 1, de virada, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar. Morata abriu o placar para os espanhóis. Doan e Tanaka balançaram as redes para a seleção japonesa.

Com o resultado, o Japão avançou às oitavas de final como líder do Grupo E, com seis pontos. A Espanha, apesar da derrota, também se classificou para a próxima fase, mas como segunda colocada. Alemanha e Costa Rica, que se enfrentaram também nesta quinta, foram eliminadas.

O Japão agora terá pela frente a Croácia nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, às 12h (de Brasília), no estádio Al Janoub. O vencedor deste confronto pode enfrentar o Brasil nas quartas de final, caso o time canarinho confirme sua classificação como líder do Grupo G.

A Espanha, por sua vez, terá pela frente o Marrocos, na próxima terça-feira, no estádio Cidade da Educação, às 12h (de Brasília).




O jogo

A Espanha controlou o primeiro tempo e conseguiu, através da posse de bola, evitar que o Japão levasse perigo à meta defendida por Unai Simón. Sem riscos na fase defensiva, o time comandado pelo técnico Luis Enrique jogou mais solto, marcando presença majoritariamente no ataque, e não demorou muito para abrir o placar.

Aos oito minutos, Morata já havia dado um aperitivo do que estaria por vir ao completar o cruzamento de Dani Olmo, mas ver o goleiro japonês fazer a defesa. Três minutos depois, porém, o atacante espanhol foi mais feliz, cabeceando firme após bola alçada na área por Azpilicueta e abrindo o placar.

Daí em diante a Espanha até tentou ampliar, mas o Japão foi mais eficiente na defesa. Quando os espanhóis conseguiam levar a melhor na base da técnica, os japoneses apelavam para as faltas. Não à toa, os três defensores da equipe acabaram recebendo cartão amarelo ainda no primeiro tempo, mas ao menos não sofreram o segundo gol antes do intervalo.

Segundo tempo

O amplo domínio no primeiro tempo parece ter feito os espanhóis voltarem a campo mais relaxados, e eles acabaram sendo castigados por isso logo aos três minutos. Doan, que substituiu Kubo, aproveitou a lambança da defesa rival, ficou com a bola dominada na entrada da área e bateu forte. O goleiro Unai Simon ainda encostou na bola, mas não evitou que ela estufasse as redes, empatando o jogo para o Japão.

Como se não bastasse, o Japão acabou virando a partida aos cinco minutos. Em contra-ataque, Mitoma recebeu no segundo pau, conseguiu tocar na bola antes de ela sair completamente pela linha de fundo e Tanaka completou de joelho para marcar o segundo gol dos asiáticos no jogo.

Nos minutos finais o técnico Luis Enrique tornou a seleção espanhola ainda mais ofensiva em busca ao menos do gol de empate, mas o Japão manteve a organização tática para garantir mais uma histórica vitória nesta Copa do Mundo e a classificação para as oitavas de final como líder do Grupo E.

FICHA TÉCNICA
JAPÃO 2 X 1 ESPANHA

Local: Estádio Internacional Khalifa, em Doha (Catar)
Data: 1 de dezembro de 2022, quinta-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Victor Gomes (África do Sul)
Assistentes: Zakhele Siwela (África do Sul) e Souru Phatsoane (Lesoto)
VAR: Fernando Guerrero (México)

Gols: Morata, aos 11 do 1ºT (Espanha); Doan, aos 3 do 2ºT, Tanaka, aos 5 do 2ºT (Japão)
Cartões amarelos: Itakura, Taniguchi, Yoshida (Japão)

JAPÃO: Gonda; Itakura, Yoshida e Taniguchi; Ito, Morita, Tanaka (Endo) e Nagatomo (Mitoma); Kamada (Tomiyasu), Kubo (Doan) e Maeda (Asano).
Técnico: Hajime Moriyasu.

ESPANHA: Unai Simón; Azpilicueta (Carvajal), Pau Torres, Rodri e Balde (Alba); Busquets, Pedri e Gavi (Ansu Fati); Nico Williams (Ferran Torres), Dani Olmo e Morata (Asensio).
Técnico: Luis Enrique.

Conteúdo Patrocinado