VivaColombia nega ter declarado estado de emergência por prioridade - Gazeta Esportiva
VivaColombia nega ter declarado estado de emergência por prioridade

VivaColombia nega ter declarado estado de emergência por prioridade

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/12/2016 às 10:38 • Atualizado: 15/12/2016 às 13:10

São Paulo, SP

O fato da aeronave da LaMia não poder pousar no aeroporto José María Córdova, em Medellín, prontamente foi justificado pela necessidade de outro avião, este da empresa VivaColombia, realizar a aterrissagem. A preferência à aeronave colombiana teria acontecido após o piloto da empresa ter declarado estado de emergência, o que foi negado nesta quinta-feira pela própria companhia colombiana.

Avião da LaMia teve de esperar aernoave da VivaColombia aterrissar e acabou sofrendo uma pane seca (Foto: AFP PHOTO / STR / Raul ARBOLEDA)
Avião da LaMia teve de esperar aernoave da VivaColombia aterrissar e acabou sofrendo uma pane seca (Foto: AFP PHOTO / STR / Raul ARBOLEDA)


Segundo informações da agência de notícias EFE, o capitão do voo FC8170 não declarou estado de emergência. A VivaColombia assegurou que a aeronave não apresentou vazamento, escape ou derramamento de combustível.

O voo da VivaColombia decolou de San Andrés rumo a Bogotá. Segundo a empresa, o avião acabou se dirigindo a Medellín como medida preventiva, para seguir o protocolo de segurança. As declarações da companhia aérea agora colocam em xeque o procedimento da torre de controle, que inicialmente havia citado o estado de emergência desta aeronave como o motivo pelo qual o Avro RJ85 da LaMia teria de esperar para aterrissar.

A empresa ainda afirmou que o piloto teve uma indicação na cabine sobre o nível de combustível da aeronave em dum dos tanques. Seguindo as recomendações do manual do avião, o comandante então “tomou decisões no sentido de uma operação segura”, aterrissando em Medellín para abastecer. Após inspeção, decolou rumou ao seu destino original.

Por fim, a VivaColombia fez questão de esclarecer que “as afirmações de fuga, escape ou derramamento de combustível na pista de aterrissagem são incorretas”.


Conteúdo Patrocinado