Futebol Internacional/Liga dos Campeões

Turan faz três e comanda goleada do Barça; City fica no empate

São Paulo , SP
06/12/2016 19:50:12 — 06/12/2016 20:16:21

Em: Barcelona, Futebol Internacional, Liga dos Campeões, Manchester City

O Barcelona fechou a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa em grande estilo. Nesta terça-feira, o time culé recebeu o Borussia Monchengladbach e goleou por 4 a 0, com grande atuação do turco Arda Turan, que marcou três gols. O outro tento foi anotado por Lionel Messi, um dos poucos titulares em campo ao lado de Mascherano e André Gomes.

A goleada sobre a equipe alemã fez com que o Barça fechasse a chave de grupos na liderança, com cinco vitórias em seis jogos e 15 pontos conquistados. Os catalães marcaram 20 gols, sendo metade deles de Messi. Já o Gladbach terminou na terceira posição, com cinco pontos e apenas um triunfo.

Agora, o Barcelona aguarda o sorteio para saber seu adversário nas oitavas de final da Liga dos Campeões. O Borussia Monchengladbach garantiu vaga na Liga Europa por terminar a chave no terceiro lugar.

 

Jogadores do Barcelona comemoram gol de Arda Turan contra o Monchengladbach. (Foto: LLUIS GENE/AFP)
Jogadores do Barcelona comemoram gol de Arda Turan contra o Monchengladbach. (Foto: LLUIS GENE/AFP)

 

O jogo – Jogando em casa, o Barcelona partiu para cima do Gladbach desde o início da partida. Logo aos dois minutos, Messi teve a primeira chance ao desviar para fora cobrança de escanteio. Na sequência, Vidal recebeu na direita e cruzou fechado. Vestergaard fez o corte e afastou o perigo.

Dominando as ações, o Barça sobrava em campo. Na marca de 12 minutos, os catalães chegaram outra vez. Turan fez boa jogada pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para trás. Messi não alcançou. Em seguida, no entanto, o camisa 10 não desperdiçou. Em boa trama ofensiva, o craque argentino recebeu de André Gomes e rapidamente abriu para Turan, que devolveu para Messi bater de primeira o canto esquerdo de Sommer.

O gol marcado não diminuiu o ímpeto dos donos da casa, que seguiram pressionando. Messi obrigou Sommer a fazer boa defesa aos 18 minutos. Aos 21, André Gomes completou cruzamento de Vidal, mas mandou por cima. Aos 25, Iniesta pegou a sobra de jogada de Messi e bateu de canhota para fora. No final do primeiro tempo, o argentino ainda teve mais uma oportunidade, desviando cruzamento de Denis Suárez, que bateu na zaga e saiu.

O Barça manteve a postura ofensiva na etapa final e marcou mais dois gols antes dos dez minutos. Aos cinco, Denis Suárez recebeu de Vidal e cruzou com desvio. A bola ficou limpa para Turan só cabecear para as redes. Três minutos depois, o mesmo Turan ampliou, em nova assistência de Vidal pela direita.

Mesmo com o jogo definido, o Barcelona não diminuiu o ritmo e logo chegou ao quarto gol. Na marca de 21 minutos, Rafinha Alcântara abriu na direita para Paco Alcácer, que cruzou na medida para Turan chegar batendo e balançar as redes pela terceira vez na partida, dando números finais ao confronto.

Manchester City volta a parar no Celtic e amarga mais um empate – O Manchester City encerrou a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões com um empate por 1 a 1 com o Celtic, à exemplo do que aconteceu no primeiro duelo entre as equipes, que terminou igual em 3 a 3. No jogo desta terça-feira, o City saiu atrás ao sofrer gol de Roberts logo aos quatro minutos. O time comandado por Guardiola não demorou a reagir e empatou na sequência, com Iheanacho.

Com mais um empate, o segundo consecutivo, a equipe de Manchester fechou a primeira fase somando nove pontos, com duas vitórias, três empates e uma derrota. Apesar da campanha irregular, os ingleses se classificaram para o mata-mata em segundo lugar do Grupo C, atrás apenas do líder do Barcelona. O Celtic, por sua vez, ficou com a lanterna da chave, sem ter vencido um jogo sequer e tendo somado apenas três pontos.

Bayern bate Atlético de Madri, mas fica em segundo no grupo – O Bayern de Munique fechou a fase de grupos da Liga dos Campeões com vitória por 1 a 0 sobre o Atlético de Madri, mas terminou em segundo lugar do Grupo D, com 12 pontos, atrás apenas do rival espanhol. O gol do time alemão foi marcado pelo atacante polonês Robert Lewandowski, aos 28 minutos do primeiro tempo.

Mesmo com a derrota, o Atlético garantiu a liderança, em especial pelo resultado conquistado na última rodada, quando os espanhóis bateram o PSV e o Bayern foi surpreendido pelo modesto Rostov. O time russo, aliás, assegurou vaga na Liga Europa ao empatar sem gols com a equipe holandesa, que amargou a lanterna da chave.