Com Jô e Roque Júnior, revista elege piores contratações do futebol inglês - Gazeta Esportiva
Com Jô e Roque Júnior, revista elege piores contratações do futebol inglês

Com Jô e Roque Júnior, revista elege piores contratações do futebol inglês

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/03/2019 às 16:38 • Atualizado: 29/03/2019 às 16:40

São Paulo, SP

Jô é o 40º da lista (Foto: AFP)


Conhecida por suas polêmicas listas, a revista inglesa FourFourTwo, dessa vez, optou por eleger as piores contratações do Campeonato Inglês desde 1992, quando foi instaurada a "Era Moderna" da competição. Entre os 50 nomes, quatro são brasileiros: Roque Júnior, Jô, Jardel e Gilberto.

Melhor brasileiro no ranking negativo, com a 25ª colocação, o lateral/meia Gilberto foi contratado pelo Tottenham no último dia da janela de transferências de 2008, após ótima passagem pelo Hertha Berlim. Na Inglaterra, o jogador teve poucas chances, tanto no nacional quanto na Liga Europa. Em uma partida da competição continental, o atleta ficou irritado depois de ser substituído no intervalo, deixou o estádio de táxi e nunca mais voltou a vestir a camisa do clube.

Dez posições acima aparece Jardel. De acordo com a publicação, o Bolton foi ludibriado pelos números do jogador na Turquia e Portugal, campeonatos em que as transmissões "praticamente não existiam". Após obter média de quase um gol por jogo no Porto, Galatasaray e Sporting, o brasileiro atuou em sete jogos do Campeonato Inglês e não balançou as redes.

Roque Júnior teve passagem apagada pelo Leeds (Foto: Divulgação)


Velho conhecido do torcedor corintiano, Jô é dono da 40ª posição na lista. Em 2008, o centroavante foi contratado por 19 milhões de libras (cerca de R$ 45 milhões na época) pelo Manchester City, no que foi, à época, a maior contratação do time na história. Dono de "atuações vergonhosas" segundo a revista, o atacante ainda foi emprestado ao Everton antes de retornar ao Brasil.

Fechando a presença de jogadores brasileiros no ranking, Roque Júnior ocupa a 48ª posição. Então campeão do mundo, o zagueiro foi contratado por empréstimo pelo Leeds United em 2003. Conforme a publicação, a passagem do defensor pela Inglaterra foi um "pesadelo", com apenas cinco jogos disputados e uma expulsão. O time acabou rebaixado à segunda divisão na temporada.

A liderança da lista fica com o Ali Dia, que se denominava primo histórico do melhor do mundo de 1995 George Weah. Nos 52 minutos em que defendeu o Southampton, o atacante "correu sem rumo pelo campo buscando se afastar da bola" para, posteriormente, "desaparecer da face da terra', segundo a publicação.

Confira as 10 piores contratações da história moderna do Campeonato Inglês de acordo com a FourFourTwo: 

1 - Ali Dia (Southampton)
2 - Savio (West Ham)
3 - Massimo Taibi (Manchester United)
4 - Milton Nunez (Sunderland)
5 - Jozy Altidore (Sunderand)
6 - Junior Lewis (Leicester)
7 - Bebe (Manchester United)
8 - Winston Bogarde (Chelsea)
9 - Igor Stepanovs (Arsenal)
10 - Bosko Balaban (Aston Villa)

Veja as posições dos brasileiros: 

25 - Gilberto (Tottenham)
30 - Jardel (Bolton)
40 - Jô (Manchester City)
48 - Roque Júnior (Leeds United)

 

Conteúdo Patrocinado