City vence Arsenal fora de casa e rouba liderança do Inglês - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
City vence Arsenal fora de casa e rouba liderança do Inglês

City vence Arsenal fora de casa e rouba liderança do Inglês

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/02/2023 às 18:29 • Atualizado: 15/02/2023 às 18:53

São Paulo, SP

O duelo mais esperado desta temporada na Inglaterra terminou em vitória do Manchester City contra o Arsenal, por 3 a 1, no Emirates Stadium. Os gols do City foram marcados por De Bruyne, Haaland e Grealish, enquanto Saka descontou para os mandantes.

O resultado dá a liderança provisória para o Manchester City, que chega aos 51 pontos. O Arsenal tem os mesmos 51 pontos, mas possui saldo de gols menor e agora ocupa a segunda posição na tabela. Entretanto, os Gunners ainda possuem um jogo a menos e podem recuperar o topo da Premier League.



Primeiro tempo


Os minutos iniciais do confronto foram de muitos duelos físicos e divididas, enquanto as equipes se estudavam. A primeira grande chance saiu no cabeceio de Eddie Nketiah, após cruzamento certeiro de Zinchenko. O atacante inglês subiu sozinho para finalizar de cabeça, mas errou o alvo e desperdiçou a oportunidade.

Aos 23 minutos de jogo, o lateral Tomyasu recuou mal a bola para Ramsdale e Kevin De Bruyne se antecipou ao goleiro. Com muita categoria, o belga arriscou de longe um chute de cobertura e abriu o placar do confronto.

Na reta final do primeiro tempo, Nketiah recebeu na área e chutou na saída de Ederson, mas Aké conseguiu tirar na linha do gol. Entretanto, na hora do chute houve um choque entre goleiro e atacante, e o juiz assinalou o pênalti. Bukayo Saka cobrou e empatou a partida. Nos acréscimos, Rodri cabeceou na travessão e quase marcou para o City.


Segundo tempo


A partida retornou do intervalo e seguiu bem equilibrada. Aos 9 minutos da segunda etapa, Haaland foi derrubado na área por Gabriel Magalhães e o árbitro apitou o pênalti. Com auxílio do VAR, a penalidade foi anulada por impedimento.

O Manchester CIty passou a pressionar a saída de bola com mais intensidade e forçou erros do Arsenal. Aos 23 minutos, Haaland saiu na cara do gol e tentou driblar o goleiro Ramsdale, mas o atacante perdeu o domínio e desperdiçou a chance.

Na sequência, aos 26 minutos, o brasileiro Gabriel Magalhães errou passe no meio-campo e Haaland puxou contra-ataque. O norueguês passou para Gundogan na entrada da área que rolou para Grealish chegar chutando pela esquerda. O ponta inglês bateu rasteiro, a bola desviou na defesa e tirou as chances de defesa de Ramsdale. City na frente.

Aos 37 minutos, City tabelou pelo lado direito e Kevin de Bruyne recebeu na área. O belga tocou para Haaland mandar no canto do gol e decretar a vitória contra o Arsenal por 3 a 1.


Análise


A partida foi muito equilibrada e a semelhança entre os dois times prevaleceu na maioria do jogo. O duelo entre mestre e aprendiz (Mikel Arteta foi auxiliar de Pep Guardiola por três temporadas) se deu na parte tática, já que as duas equipes tem um estilo de jogo semelhante.

Por exemplo, assim como Zinchenko é um lateral-esquerdo que atua como um meia armador no Arsenal, Guardiola utilizou o meia Bernardo Silva para armar o jogo mais recuado e voltando para marcar pela lateral do campo. Além disso, ambos utilizaram uma saída com três zagueiros e dois pontas agudos no ataque de cada lado.

O ponto de desequilíbrio que pendeu a favor do City foi a pressão na saída de bola que exerceu a partir do segundo tempo. A estratégia forçou erros do Arsenal, que foram punidos com ataques rápidos e efetivos.

Conteúdo Patrocinado