Palmeiras lidera ranking de clubes sul-americanos da Fifa para o Mundial de 2025 - Gazeta Esportiva
Palmeiras lidera ranking de clubes sul-americanos da Fifa para o Mundial de 2025

Palmeiras lidera ranking de clubes sul-americanos da Fifa para o Mundial de 2025

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/12/2023 às 12:26

São Paulo, SP

O Palmeiras é o líder do ranking de clubes sul-americanos da Fifa para o Mundial de Clubes de 2025. A entidade irá se basear nessa lista para definir os dois clubes classificados para o torneio, que se juntam aos quatro vencedores da Libertadores.

A confederação sul-americana tem direito a seis vagas, com limite de dois representantes por país. A não ser que um time conquiste o título continental.

Um exemplo é o caso do Brasil. Neste momento, Palmeiras, Flamengo e Fluminense estão garantidos na competição como vencedores da Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Times brasileiros, portanto, não têm mais chance de classificar ao Mundial via ranking.

Se um dos três já classificados for campeão novamente em 2024, serão três vagas pelo ranking, ao invés de duas. No momento, Boca Juniors e River Plate, da Argentina, ganhariam a chance de disputar o torneio.



Com o Palmeiras em primeiro lugar, com 119 pontos, a lista ainda tem o Flamengo em segundo, com 118, e Atlético-MG em terceiro, com 81. Atual campeão, o Fluminense é o quinto colocado, com 58 pontos.

Já o São Paulo, que voltará a disputar a Libertadores em 2024, ocupa a 22ª posição, com só 25 pontos. O Tricolor só irá se classificar para o Mundial caso conquiste a competição continetal no próximo ano. Corinthians e Santos, fora do principal torneio da América, não têm mais chances de participarem.

O ranking da Fifa leva em consideração o desempenho dos clubes nas principais competições de cada continente nos anos de 2021 a 2024, sempre a começar da fase de grupos. São três pontos por vitória, um ponto por empate e mais três pontos cada vez que o time avançar de fase.

Conteúdo Patrocinado