Monaco não aproveita vantagem numérica e tropeça contra Guingamp - Gazeta Esportiva
Monaco não aproveita vantagem numérica e tropeça contra Guingamp

Monaco não aproveita vantagem numérica e tropeça contra Guingamp

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

08/02/2015 às 12:59

São Paulo, SP


Apesar de ter atuado durante um tempo e meio com um homem a mais, o Monaco não foi capaz de aproveitar a vantagem numérica para construir um resultado positivo. Diante do Guingamp, fora de casa, a equipe do Principado teve uma atuação fraca e perdeu por 1 a 0, revés que impediu o time de Leonardo Jardim de adentrar ao grupo dos quatro primeiros colocados e se aproximar ainda mais dos principais rivais.


Sofrendo com a falta de criatividade no meio-campo, o Monaco passou a maior parte do primeiro tempo no papel de expectador, e só não ficou em desvantagem antes do intervalo por conta da dificuldade dos donos da casa em se organizarem com dez jogadores em campo. Na etapa final, no entanto, o panorama seguiu o mesmo. Só depois do gol de Lévêque, que colocou os mandantes à frente, os visitantes começaram a tomar mais atitudes para tentar o empate, mas esbarram no goleiro Lossl, que estava em grande noite.


O resultado manteve o Monaco na quinta posição, com 40 pontos somados, apenas um atrás do Saint-Etiènne, última equipe a integrar o grupo dos quatro primeiros. Já o Guingamp segue em uma posição intermediária, na 10ª colocação, com 32 pontos. Na próxima rodada, o Monaco recebe o Montpellier enquanto o Guingamp visita o Metz.

Defensor de origem, Lévêque (E) apareceu livre na área para anotar o primeiro gol do Guingamp diante do Monaco
Defensor de origem, Lévêque (E) apareceu livre na área para anotar o primeiro gol do Guingamp diante do Monaco - Credito: AFP


Placar fica zerado e Guingamp com um a menos na etapa inicial


Incentivado pela torcida, o Guingamp não demorou para mostrar ao Monaco que iria buscar a vitória a todo custo. Apesar de fazer campanha mediana no Francês até então, ocupando o meio da tabela, os donos da casa apostaram na velocidade para surpreender o time de Leonardo Jardim, que começou a rodada em quinto lugar escoltando os principais rivais.


Já aos três minutos de jogo, aproveitando os espaços oferecidos pela equipe do Principado, o Guingamp quase abriu o placar em jogada que surgiu de uma roubada de bola no meio-campo. O francês Mandanne recebeu na corrida e bateu cruzado, mas a bola passou rente à trave de Subasic. Contudo, os planos do Guingamp foram alterados na marca dos vinte minutos.


Em disputa de bola no meio-campo, o volante Diallo perdeu o tempo da bola e acertou o experiente Toulalan com um carrinho. O árbitro Ruddy Buquet, interpretando o lance de forma rigorosa, atestou a força desproporcional de Diallo advertindo-o com o cartão vermelho, e deixando os donos da casa com um homem a menos ainda na metade da etapa inicial.


Mesmo com a vantagem numérica, os comandados de Leonardo Jardim não conseguiram ameaçar o Guingamp de forma frequente. Fora uma bola na trave de Carrasco, em um chute de fora da área, o Monaco não conseguiu criar no meio-campo e colaborou com os propósito dos donos da casa, que só queriam segurar o jogo e ir para o intervalo em igualdade.

Na ausência de Diallo, a torcida fez o papel do
Na ausência de Diallo, a torcida fez o papel do "12º jogador" e empurrou o Guingamp em busca da vitória - Credito: AFP


Monaco segue inerte dentro de campo e Guingamp faz valer o mando


Se os visitantes criaram muito pouco na etapa inicial, a situação piorou após a saída do português João Moutinho, um dos únicos encarregados de armar o jogo do meio-campo. Depois de sofrer uma torsão no tornozelo sozinho, ao pisar de mau-jeito no gramado, o camisa 8 foi substituído pelo compatriota Bernardo Silva e acompanhou o resto do jogo do banco de reservas.


Afim de não se distanciar das primeiras posições, o Monaco passou a ser mais ofensivo a partir da metade do segundo tempo, procurando acionar mais o búlgaro Berbatov, que se postava como referência no ataque. Entretanto, tanta euforia no ataque fez com que os visitantes descuidassem da defesa. Aos seis minutos, Lévêque apareceu sozinho por trás da zaga para completar o cruzamento de Beauvue e colocar o Guingamp em vantagem.


Adquirindo a postura de franco atirador, o Monaco se lançou ao ataque para tentar se valer da vantagem numérica, mas esbarrou no “paredão” formado pelo goleiro Lossl. O dinamarquês foi importantíssimo para garantir a vitória do Guingamp ao defender, ao menos, dois chutes cara a cara. Nos últimos momentos do jogo, os donos da casa recuaram totalmente ao campo de defesa para fecharem os espaços e sacramentarem a vitória – a décima da equipe na competição.

Infeliz em suas escolhas, Leonardo Jardim não vence à frente do Monaco há duas partidas
Infeliz em suas escolhas, Leonardo Jardim não vence à frente do Monaco há duas partidas - Credito: AFP

Conteúdo Patrocinado