Espanyol segura empate contra o Barcelona no clássico catalão - Gazeta Esportiva
Espanyol segura empate contra o Barcelona no clássico catalão

Espanyol segura empate contra o Barcelona no clássico catalão

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/01/2016 às 14:59

São Paulo, SP

Barcelona não teve vida fácil contra o Espanyol e ficou no empate sem gols (foto: Pau Barrena/AFP)
Barcelona não teve vida fácil contra o Espanyol e ficou no empate sem gols (foto: Pau Barrena/AFP)


 

O clássico da Catalunha entre Espanyol e Barcelona, realizado neste sábado, terminou em igualdade. Jogando em casa, no Cornellà-El Prat, o Espanyol segurou o ímpeto do Barça e conseguiu segurar o empate por 0 a 0.


Com o resultado, o Barcelona foi aos 39 pontos e pode perder a liderança do Campeonato Espanhol para o Atlético de Madri, que joga ainda neste sábado contra o Levante, no Vicente Calderón. Já o Espanyol chegou aos 21 pontos e permanece no meio da tabela.


 No próximo sábado, o Barça volta a campo para enfrentar o Granada, no Camp Nou, às 13h (de Brasília). O Espanyol joga novamente no próximo domingo, às 17h30 (de Brasília), para medir forças contra o Eibar, fora de casa.


O jogo – O clássico da Catalunha começou bastante disputado. O Espanyol adiantava a marcação e pressionava a saída de bola do Barcelona, dificultando a troca de passes que caracteriza o estilo de jogo do Barça. Mesmo assim, os visitantes conseguiram abrir espaço na defesa rival e chegaram com perigo pela primeira vez na marca de nove minutos. Suárez caiu pela direita e fez o cruzamento para o a segunda trave. Alba apareceu livre, mas pegou mal na bola e mandou para fora.


Aos poucos, com paciência para trocar passes, o Barcelona ia abrindo espaços na zaga adversária e construindo jogadas. Aos 18 minutos o trio MSN apareceu perigosamente. Neymar recebeu na área, tabelou com Messi e cruzou para Suárez, mas o uruguaio já havia passado da linha da bola e facilitou o corte da defesa rival.


O Espanyol assustou o Barcelona em lance de bola parada aos 26 minutos. Após cobrança de escanteio da esquerda, Álvaro González desviou de cabeça na primeira trave e Bravo foi obrigado a fazer grande defesa para evitar o gol. Caicedo ainda tentou pegar o rebote, mas Busquets chegou antes e afastou.





Neymar não conseguiu repetir as boas atuações com a camisa do Barcelona (foto: Pau Barrena/AFP)
Neymar não conseguiu repetir as boas atuações com a camisa do Barcelona (foto: Pau Barrena/AFP)


 

No final do primeiro tempo, os donos da casa diminuíram o ritmo da marcação e facilitaram a troca de passes dos visitantes, que chegaram a ter 75% de posse de bola. Aos 36, Messi por pouco não abriu o placar em cobrança de falta frontal à meta defendida por Pau López. O camisa 10 azul-grená acertou o travessão.


Na segunda etapa, o jogo voltou intenso. Desde o início, o Barcelona controlou as ações e logo com dois minutos quase saiu o primeiro gol. Suárez fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou. A zaga cortou parcialmente e a bola sobrou para Neymar, que foi travado no momento da finalização.


O Espanyol se fechava na defesa e apostava nos contra-ataques para surpreender o rival. Na marca de sete minutos, os donos da casa assustaram. Hernán Pérez disparou pela direita, cortou para o meio, passou por Mascherano e bateu de pé esquerdo. A bola foi para fora, mas passou perto do gol defendido por Claudio Bravo.


O Barcelona seguia dominando a partida, com larga vantagem na posse de bola. O time do Espanyol desistiu de marcar no campo de defesa do adversário e recuou a linha defensiva para atrás do meio de campo. Mesmo assim, o Barça criava espaços e chegava com perigo. Aos dez minutos, Suárez recebeu passe por elevação dentro da área, dominou com categoria, passou pelo goleiro, deixou um zagueiro no chão, mas acertou a trave e desperdiçou uma grande chance.


A partida perdeu um pouco de intensidade e os lances de perigo diminuíram. Até que Neymar, aos 30 minutos, quase fez um golaço. O atacante brasileiro recebeu passe a meia altura de Alba, dentro da área, e mandou um voleio de canhota. A bola não saiu com a força desejada e facilitou a defesa de Pau López.


Lionel Messi teve outra falta frontal para cobrar, na marca de 44 minutos, mas mandou para fora e o zero não saiu do placar no Cornellà-El Prat.

Conteúdo Patrocinado