Palestina condena amistoso entre Argentina e Israel em Jerusalém - Gazeta Esportiva
Palestina condena amistoso entre Argentina e Israel em Jerusalém

Palestina condena amistoso entre Argentina e Israel em Jerusalém

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/05/2018 às 15:54 • Atualizado: 29/05/2018 às 21:21

São Paulo, SP

Em carta enviada à Associação Argentina de Futebol (AFA) e obtida pela agência espanhola Efe e pela emissora Al Jazeera, do Qatar, a Associação Palestina de Futebol (PFA) condenou a realização do amistoso entre as seleções da Argentina e de Israel, programado para o dia 9 de junho no estádio Teddy Kollek, em Jerusalém. O principal motivo para a revolta dos palestinos seria o fato da partida estar marcada na cidade por causa de motivos políticos.

"Como se sabe, o local original para o jogo era Haifa (Israel), mas, após pressão política por parte do governo israelense, como disse, abertamente, a ministra da Cultura e Esporte, Miri Regev, a partida foi transferida para Jerusalém", diz um dos trechos da carta.

O amistoso entre Argentina e Israel em Jerusalém foi condenado pelos palestinos (Foto: Juan Mabromata/AFP)


Assinado pelo presidente da PFA, Jibril Rajoub, o documento relata que a partida servirá como uma ajuda para se "normalizar" a ocupação da Jerusalém Leste. O amistoso, inicialmente, aconteceria no Estádio Sammy Ofer, em Haifa, mas foi transferido de local.

"É uma decisão que, dado o contexto atual, a Associação Palestina de Futebol rejeita e condena (...). Israel, o poder de ocupação, atuou na contravenção dos valores e normas universais que regem os princípios do esporte", completou a carta.

Por fim, o documento ainda lembra ações de países, como o Estados Unidos, em transferir as embaixadas para Jerusalém, rompendo o consenso internacional histórico, de não reconhecer a soberania sobre a cidade disputada por israelenses e palestinos.

"Os esportes, em geral, e o futebol, em particular, devem ficar longe da política. Infelizmente, contudo, a aceitação da Associação de Futebol Argentina de jogar com Israel, em Jerusalém, nos lembrou a todos como Israel usa o esporte como ferramenta para encobrir suas ações, incluindo a presença de seis equipes de colônias ilegais no estado ocupado da Palestina, como parte do Campeonato Israelense", finaliza o documento.

A Argentina integra o Grupo D do Mundial de 2018, junto da Croácia, Islândia e Nigéria. A estreia dos comandados de Sampaoli será no dia 16 de junho, um sábado, contra a Islândia, em Spartak. O duelo está previso para acontecer às 10h (horário de Brasília). Porém, antes, os argentinos disputam amistosos contra Israel e Haiti.

Conteúdo Patrocinado