No grupo do Brasil, Equador goleia Haiti e pega EUA nas quartas - Gazeta Esportiva
No grupo do Brasil, Equador goleia Haiti e pega EUA nas quartas

No grupo do Brasil, Equador goleia Haiti e pega EUA nas quartas

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/06/2016 às 21:31

São Paulo, SP

O Equador bateu o Haiti sem dificuldades em Nova Jersey e enfrentará os donos da casa nas quartas (Foto: Don Emmert/AFP)
O Equador bateu o Haiti sem dificuldades em Nova Jersey e enfrentará os donos da casa nas quartas (Foto: Don Emmert/AFP)


O Grupo B da Copa América Centenário, em que a Seleção Brasileira integra, já tem seu primeiro time classificado às quartas de final da competição. Trata-se do Equador, que goleou o frágil Haiti por 4 a 0 na noite deste domingo, no Estádio Metlife, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Vice-líderes das Eliminatórias Sul-Americanas, os equatorianos não encontraram resistência por parte dos rivais e praticamente selou o triunfo no primeiro tempo, quando abriu 2 a 0 antes dos 20 minutos iniciais. Na segunda etapa, o Equador seguiu sem ser ameaçado e só controlou o jogo para fechar o placar com mais dois gols.

Com o resultado, a seleção equatoriana chegou aos cinco pontos e garantiu vaga na fase de mata-mata do torneio continental. Nas quartas de final, os sul-americanos enfrentarão os anfitriões Estados Unidos, na próxima quinta-feira, às 22h30 (de Brasília), em Seattle.

Se brasileiros e peruanos empatarem, o time do técnico Dunga reassumirá a liderança da chave e pegará a Colômbia na próxima fase, mesmo adversário em caso de vitória da Seleção. Já em caso de derrota brasileira, o Peru terminaria como líder e encararia os colombianos nas quartas.

Vira dois, acaba quatro 

Como já era de se esperar, o Equador partiu para cima dos haitianos desde o apito inicial. Tanto que logo aos dez minutos, o atacante Enner Valencia arrancou pela esquerda, tocou na saída do goleiro Placide e abriu o placar no Estádio Metlife.

Buscando um triunfo por 2 a 0 que lhe garantiria a classificação sem depender de outros resultados, os equatorianos mantiveram a pressão. Nove minutos depois, Valencia saiu livre na cara do arqueiro e só rolou para Jaime Ayoví tocar para o fundo das redes e ampliar o marcador.

Até o fim da primeira etapa, o time sul-americano ainda mandaria uma bola no travessão, com o zagueiro Erazo, e perderia ainda pelo menos outras três chances de gol.

A fragilidade haitiana persistiu no segundo tempo. Mesmo sem o ímpeto dos primeiros 45 minutos, o Equador voltou a explorar os erros defensivos do time adversário. Aos 11 minutos, o volante Noboa recebeu belo lançamento de Jeff Montero na grande área, matou no peito e bateu cruzado sem chance para o goleiro Placide.

Apesar de diminuir o ritmo consideravelmente, o Equador ainda faria o quarto aos 32: Cazares, do Atlético-MG, encontrou Enner, que superou o goleiro rival e deixou para o xará Antonio Valencia tocar para o gol livre.

O Haiti bem que tentou o gol de honra, teve chances para tal, mas falhou nas finalizações. O Equador, por sua vez, foi econômico apesar da vitória elástica e testará seu favoritismo contra os donos da casa, na próxima quinta-feira, em Seattle.

 

FICHA TÉCNICA


EQUADOR 4 X 0 HAITI

Local: Estádio Metlife, em Nova Jersey (Estados Unidos)
Data: 12 de junho de 2016, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Javier Bustillos e Juan Pablo Montaño (ambos da Bolívia)
Cartões amarelos: Lafrance (Haiti)

GOLS:

Equador: Enner Valencia, aos dez minutos do primeiro tempo; Jaime Ayoví, aos 19 minutos do primeiro tempo; Noboa, aos 11 minutos do segundo tempo e Antonio Valencia, aos 32 minutos do segundo tempo

EQUADOR: Domínguez; Paredes, Erazo, Mina e Ayoví; Gruezo (Gaibor), Noboa, Antonio Valencia e Jefferson Montero; Enner Valencia (Fidel Martínez) e Jaime Ayoví (Cazares)
Técnico: Gustavo Quinteros

HAITI: Johny Placide; Lambese, Romain Genovois, Mechack Jérôme e Jaggy; Kevin Lafrance (Hilaire), James Marcelin, Nordé e Belfort (Jeff Louis); Maurice e Nazon
Técnico: Patrice Neveu

Conteúdo Patrocinado