Fifa quer usar Copa América como ponto de partida para mudar futebol nos EUA - Gazeta Esportiva
Fifa quer usar Copa América como ponto de partida para mudar futebol nos EUA

Fifa quer usar Copa América como ponto de partida para mudar futebol nos EUA

Gazeta Esportiva

Por AFP

08/12/2023 às 08:31

São Paulo, SP

O Brasil vai enfrentar Colômbia, Paraguai e Honduras ou Costa Rica no Grupo D da Copa América-2024, conforme o sorteio das chaves realizado nesta quinta-feira (7) em Miami, nos Estados Unidos, país-sede do torneio. Em seus discursos, os dirigentes ressaltaram que a Copa América será o ponto de partida de uma série de grandes torneios de futebol que serão realizados no gigante norte-americano, o maior mercado esportivo do mundo.

"Estamos aqui para mudar o futebol neste país", disse no palco o presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Estamos todos juntos em uma festa do futebol. Estamos aqui para impulsionar este futebol que é tão fantástico".

Depois da Copa América, que será disputada em 14 estádios espalhados por 10 estados, os Estados Unidos sediarão a Copa do Mundo de Clubes da Fifa ampliada em 2025 e co-sediarão a Copa do Mundo de 2026 com os vizinhos México e Canadá.

O restaurado troféu da Copa América foi apresentado no palco por Lionel Scaloni, técnico que comandou a Argentina na conquista da última edição da Copa América, no Brasil em 2021.

"Essa Copa é linda (...) acho que é a primeira vez que a seguro tanto nos braços. É muito especial, foi o início de uma boa era. Espero que seja conquistada novamente", disse o treinador, que deixou uma dúvida no ar em seu país há duas semanas após dar a entender que poderá renunciar ao cargo.



Após o sorteio, Scaloni tampouco confirmou sua continuidade. "Ainda é o momento de pensar", disse ele em entrevista ao canal argentino TyC.

Também esteve presente na cerimônia o mascote do torneio, chamado 'Capitán', uma águia que representa a fusão entre a paixão sul-americana pelo futebol e a vibrante atmosfera americana.

A Copa América também revelou a bola especial do evento, chamada 'Cumbre', que conta com 16 linhas, uma para cada seleção participante.

Esta será "a Copa América do Mundo", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. "Vão participar a seleção campeã mundial (Argentina), a única seleção pentacampeã mundial (Brasil), a primeira seleção campeã mundial (Uruguai) e estarão em campo os melhores jogadores do mundo, que são latino-americanos".

"E também teremos o melhor jogador do mundo", disse o técnico se referindo a Messi, que poderá disputar seu último grande torneio com o uniforme albiceleste.

Caminho até a final

A seleção brasileira, que só poderá enfrentar a Argentina em uma eventual final, vai estrear contra Costa Rica ou Honduras no dia 21 de junho.

A 'Albiceleste' é a cabeça de chave do Grupo A e fará o jogo de abertura do torneio contra Canadá ou Trinidad e Tobago no dia 20 de junho, em Atlanta. Essas duas seleções vão disputar a vaga em uma repescagem da Concacaf em março.

A chave da tricampeã mundial e atual campeã da Copa América também conta com Peru e Chile, seleção que não traz boas lembranças para a Argentina. Os chilenos derrotaram a seleção de Messi em duas edições seguidas, e nos pênaltis: 2015 e 2016.

Essa última edição, a do Centenário, também foi disputada nos Estados Unidos e com seleções convidadas da Concacaf, como a que será realizada em 2024, com a final a ser disputada no dia 14 de julho, em Miami.

O México, campeão da Copa Ouro da Concacaf, é o cabeça-de-chave do Grupo B, que também inclui Equador, Venezuela e Jamaica.

Veja também:
Conheça o canal da Gazeta Esportiva no YouTube

E na chave C estarão os anfitriões Estados Unidos, ao lado de Uruguai, Panamá e Bolívia.

Fecha o grupo de Brasil, Colômbia e Paraguai o vencedor do outro playoff da Concacaf, entre Honduras e Costa Rica.

Duas seleções de cada grupo avançarão às quartas de final, nas quais os classificados do Grupo A enfrentarão os do B e as seleções classificadas do C terão pela frente as do D, de modo que a Argentina não poderá enfrentar seus grandes rivais Brasil e Uruguai até uma hipotética final em Miami.

Os organizadores erraram inicialmente ao colocar as seleções do Pote 4 nos grupos B e D.

A cidade da Flórida, que vive uma febre futebolística desde que Messi desembarcou no Inter Miami neste ano, sediou o sorteio no centro de convenções James L. Knight Center, onde estiveram presentes dirigentes das mais importantes entidades do futebol, treinadores das equipes e lendas continentais.

Conteúdo Patrocinado