Barcelona sofre, mas vence o Shakhtar e se mantém 100% na Champions League - Gazeta Esportiva
Barcelona sofre, mas vence o Shakhtar e se mantém 100% na Champions League

Barcelona sofre, mas vence o Shakhtar e se mantém 100% na Champions League

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/10/2023 às 15:40 • Atualizado: 25/10/2023 às 15:41

São Paulo, SP

Nesta quarta-feira, o Barcelona recebeu o Shakhtar Donetsk no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela terceira rodada da Champions League, e venceu pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados por Ferran Torres e Fermín López, ambos ainda no primeiro tempo, e Sudakov descontou para os visitantes.



Com o resultado, o clube catalão se manteve isolado na liderança do Grupo H com nove pontos - 100% de aproveitamento. Já os ucranianos se mantiveram em terceiro com três. As colocações ainda podem sofrer mudanças com o jogo entre Antwerp e Porto, que acontece às 16 horas (de Brasília), mas o Barça não pode ser alcançado nessa rodada.

Na próxima rodada, as equipes voltam a se enfrentar no dia 7 de novembro, às 14h45 (de Brasília), no Volksparkstadion, em Hamburgo, na Alemanha, pela quarta rodada da chave.


Barça sofre no fim, mas vence e mantém 100%


O Barcelona, como esperado, começou pressionando com jogadas ofensivas pelo lado direito, onde estava o jovem Lamine Yamal. E a primeira chance clara dos donos da casa aconteceu com sete minutos: Romeu roubou a bola na entrada da área e ela ficou com Fermín López, que limpou a marcação e finalizou. O goleiro Riznyk fez a defesa com o pé para evitar o gol. A partir daí o Shakhtar Donestk passou a se postar melhor em campo.

Aos 24, João Cancelo recebeu lançamento e invadiu a área. O lateral conseguiu driblar o zagueiro e finalizar, mas o chute não saiu forte e o arqueiro ucraniano novamente defendeu. E na terceira tentativa, o Barça conseguiu abrir o placar. Aos 29, Gundogan deu belo passe para Fermín, que finalizou na trave e, na sobra, Ferran Torres pegou de chicote na bola para estufar as redes. O lance foi anulado por impedimento, mas o VAR foi consultado e validou a jogada.

O segundo gol dos culés saiu aos 36 com estilo: Fermín López recebeu lançamento, tirou a marcação para dançar e mandou uma bomba no ângulo para aumentar a vantagem para sua equipe. Até o intervalo, o time do técnico Xavi seguiu controlando o jogo e teve pouca presença dos adversários em seu campo de defesa, mas também não teve maiores investidas no ataque.

Veja também:
Conheça o canal da Gazeta Esportiva no YouTube

Na segunda etapa, o Shakhtar começou com maior posse de bola, mas ainda sem conseguir ameaçar o gol adversário. Aos 13 minutos, o Barcelona chegou a ampliar a vantagem com mais um gol de Ferran Torres, mas o bandeirinha assinalou impedimento na jogada, confirmado posteriormente pelo VAR. No lance seguinte O Shakhtar chegou ao primeiro gol com Sudakov. O meia Zubklov deu boa enfiada para o camisa 10 que, na frente de Ter Stegen, finalizou firme e colocou fogo no jogo.

O Barça voltou a pressionar a partir dos 20. Fermín acertou a trave após finalização de fora da área e, logo depois, marcou o terceiro gol dos donos da casa de cabeça. No entanto, mais uma vez, o árbitro de vídeo foi acionado e o lance - extremamente ajustado - foi anulado por impedimento. Como se não bastasse, o atacante João Félix reclamando de dores e virou uma preocupação para o El Clasico, que acontece neste final de semana.

Diante disso, os ucranianos criara, ao menos, duas boas chances de empatar o jogo, mas pecaram na hora da finalização, mas seguiram fazendo a pressão para cima dos espanhóis. Apesar do bom momento do Shakhtar Donetsk nos minutos finais, o Barcelona conseguiu se segurar e levar mais três pontos, se mantendo 100% na Champions.

Lazio perde do Feyenoord pelo Grupo E


No outro jogo das 13h45 válido pela Champions, a Lazio perdeu para o Feyenoord, na Holanda, pelo placar de 3 a 1. Os gols da vitória dos donos da casa foram marcados por Santiago Giménez (2) e Zerrouki e Pedro descontou.

Com o resultado, os italianos seguiram caíram para a terceira colocação da chave com qatro inco pontos. O Feyenoord, por sua vez, foi aos seis e pulou para a liderança do grupo. As posições ainda podem sofrer mudanças pois o Atlético de Madrid entra em campo contra o Celtic às 16 horas (de Brasília), na Escócia.

Conteúdo Patrocinado