Fundado em 2009, 'odiado' RB Leipzig garante acesso na Alemanha - Gazeta Esportiva
Fundado em 2009, 'odiado' RB Leipzig garante acesso na Alemanha

Fundado em 2009, 'odiado' RB Leipzig garante acesso na Alemanha

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/05/2016 às 16:07 • Atualizado: 26/05/2017 às 17:20

São Paulo, SP

Leipzig´s players celebrate after the German second division Bundesliga football match between RB Leipzig and Karlsruher SC at the Red Bull Arena in Leipzig, eastern Germany, on May 8, 2016. Leipzig won the match 2-0 and will be promoted to the first division Bundesliga next season. / AFP PHOTO / Robert MICHAEL
Vitória sobre o Karlsruher neste domingo carimbou acesso do RB Leipzig à Bundesliga (Foto: Robert Michael/AFP)


Conhecido como o time mais odiado da Alemanha, o RB Leipzig jogará a primeira divisão do Campeonato Alemão na próxima temporada. A equipe, fundada em 2009, conquistou o acesso neste domingo com uma vitória sobre o Karlsruher por 2 a 0 na Red Bull Arena, em Leipzig.

O resultado garantiu ao RB Leipzig a segunda colocação da Segundona alemã, com 67 pontos, e agora a equipe não pode mais ser alcançada pelo Nurnberg, terceiro colocado. O Freiburg, líder da competição, já havia garantido o acesso.

O polêmico time foi fundado pela empresa de energéticos Red Bull com o nome de “Red Bull Leipzig” em 2009, no entanto, o regulamento da DFB (Federação de Futebol Alemã) proíbe o uso de nomes de empresas nas equipes, o que fez a agremiação mudar para “RasenBallsport Leipzig”.

(Foto: Robert Michael/AFP)
Domingo foi de festa na cidade de Leipzig, que voltará a ter um time na elite alemã (Foto: Robert Michael/AFP)


O fato de ser fundado pela empresa e o sucesso alcançado irritaram grande parte das equipes da Bundesliga 2 (segunda divisão alemã), e o RB Leipzig sofreu durante toda a temporada com protestos de torcidas e diretorias de seus adversários, onde quer que jogassem. As reclamações alegavam que a equipe representava o fim da “tradição” do futebol.

O Leipzig é um dos cinco clubes mantidos pela Red Bull pelo mundo. Além dele, a empresa gere o Red Bull Brasil, o New York Red Bulls, o Red Bull Salzburg, da Áustria, e o Red Bull Ghana.

Conteúdo Patrocinado