De olho no G5, Corinthians tenta findar série negativa contra Botafogo - Gazeta Esportiva
De olho no G5, Corinthians tenta findar série negativa contra Botafogo

De olho no G5, Corinthians tenta findar série negativa contra Botafogo

Gazeta Esportiva

Por Helder Júnior e Gazeta Press

01/10/2016 às 08:25 • Atualizado: 01/10/2016 às 08:29

Rio de Janeiro, RJ

De volta de empréstimo para o Cruzeiro, Marciel será novidade na escalação corintiana (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
De volta de empréstimo para o Cruzeiro, Marciel será novidade na escalação corintiana (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Com três derrotas e um empate em seus últimos compromissos no Campeonato Brasileiro e uma das piores campanhas do segundo turno, o Corinthians encontrou um motivo para se reanimar em busca da recuperação a partir do jogo contra o Botafogo, às 16h30 (de Brasília) deste sábado, na Ilha do Governador.

A decisão da Conmebol de ampliar a Copa Libertadores da América deverá garantir uma vaga na próxima edição do torneio também ao quinto colocado do Brasileiro. Iniciando a rodada na sétima posição, com 41 pontos ganhos, o Corinthians viu a meta de se classificar acabar facilitada. Assim como o Botafogo, que tem 38, no décimo lugar.

“O título já ficou um pouquinho distante, mas, com essa mudança, a Libertadores está bem mais próxima. Para chegar lá, a gente precisa fazer um bom jogo contra o Botafogo”, comentou o meia Marquinhos Gabriel. “O campeonato está mais acirrado com essa possibilidade de G5. Precisamos vencer de qualquer maneira para buscar ao menos essa quinta vaga”, acrescentou.

No Botafogo, ainda prevalece a cautela. O técnico Jair Ventura tem evitado falar na conquista de uma vaga na Libertadores – até porque a fase já não é das melhores, com uma derrota por 1 a 0 para o lanterna América-MG na rodada passada.

“Sempre disse e continuo dizendo que o primeiro objetivo do Botafogo é chegar a 45, 46 pontos, o número que dá uma tranquilidade em termos de luta contra o rebaixamento. Depois, a gente olha o que vai acontecer, se tem chance de brigar por alguma coisa”, afirmou Jair.

Para poder sonhar, o Botafogo espera ter consistência como mandante – como mostrou na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, em setembro, por exemplo. “Deveremos jogar como fizemos várias vezes no Rio de Janeiro, pressionando desde o começo, não deixando que o adversário tome conta das ações. O Corinthians é um time perigoso, então precisaremos acuá-los, dificultando a troca de passes”, advertiu o lateral esquerdo Diego Barbosa.

Camilo está recuperado de um edema muscular na coxa direita e enfrentará o Corinthians (foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Camilo está recuperado de um edema muscular na coxa direita e enfrentará o Corinthians (foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O Corinthians acredita que as suas triangulações serão dificultadas também pelas condições do gramado do Estádio Luso-Brasileiro. Para piorar, o rendimento do time fora de casa não tem sido dos melhores. “Sabemos que é difícil jogar lá. Às vezes, enfrentamos equipes que são fortes em casa, como nós somos. Mas vamos procurar fazer um grande jogo no Rio e sair de lá com a vitória. É isso o que importa”, pregou Marquinhos Gabriel.

Neste fim de semana, Marquinhos terá dois novos companheiros no meio-campo do Corinthians. Os volantes Willians, muito contestado pelos torcedores, e Marciel, de volta de empréstimo para o Cruzeiro, foram os escolhidos do técnico Fábio Carille para substituir os suspensos Giovanni Augusto e Rodriguinho.

Do outro lado, Jair Ventura adotou o mistério. O técnico do Botafogo terá novamente o meia Camilo, recuperado de um edema muscular na coxa direita, e o lateral esquerdo Victor Luís, livre de suspensão, à disposição. Já o lateral direito Alemão, reforço vindo do Bragantino, deverá assumir a vaga de Emerson Santos, que estava improvisado e retornará à zaga. No ataque, Rodrigo Pimpão ameaça barrar o chileno Gustavo Canales.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CORINTHIANS

Local: Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de outubro de 2016, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN)

BOTAFOGO: Sidão; Alemão, Emerson Santos, Joel Carli e Victor Luís; Dudu Cearense, Bruno Silva, Camilo e Diogo Barbosa; Neilton e Gustavo Canales (Rodrigo Pimpão)
Técnico: Jair Ventura

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Willians, Camacho, Marquinhos Gabriel, Marciel e Marlone; Romero
Técnico: Fábio Carille



Histórico do confronto no Campeonato Brasileiro
(Unificado de 1959 a 2016)



x




JOGOS (56)



21 vitórias

16 empates

19 vitórias



GOLS (141)



67 gols


74 gols


Uma vitória marcante de cada time


Corinthians 0 x 2 Botafogo
12 de outubro de 2011
Campeonato Brasileiro (pontos corridos)
Local: Pacaembu (São Paulo)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Renda: R$ 1.097.396,50
Público: 34.593
Corinthians: Julio Cesar; Alessandro (Ramírez), Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos (Welder); Moradei (Adriano), Paulinho, Danilo e Alex; Willian e Jorge Henrique. Técnico: Tite.
Botafogo: Renan; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson (Herrera) e Maicosuel (Bruno Tiago); Felipe Menezes (Gustavo) e Loco Abreu. Técnico: Caio Junior.
Gols: Loco Abreu aos 11, e Maicosuel aos 33 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cortês e Alessandro (Botafogo).
Cartão vermelho: Cortês (Botafogo)

Botafogo 0 x 2 Corinthians
Data: 20 de julho de 2011
Campeonato Brasileiro (pontos corridos)
Local: São Januário (Rio de Janeiro)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Renda: R$ 135.010,00
Público: 8.128
Botafogo: Jéfferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Lucas Zen (Márcio Azevedo); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel (Thiago Galhardo), Elkeson e Caio (Alexandre Oliveira); Herrera. Técnico: Caio Júnior.
Corinthians: Julio Cesar; Welder, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian (Alex), Jorge Henrique (Emerson) e Liedson (Edenílson). Técnico: Tite.
Gols: Liedson aos 43 minutos do primeiro tempo, e Paulinho aos 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Herrera (Botafogo); Fábio Santos e Liedson (Corinthians)


 


 

Conteúdo Patrocinado