EUA têm primeiro tempo arrasador, goleiam a Costa Rica e se recuperam - Gazeta Esportiva
EUA têm primeiro tempo arrasador, goleiam a Costa Rica e se recuperam

EUA têm primeiro tempo arrasador, goleiam a Costa Rica e se recuperam

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/06/2016 às 23:00 • Atualizado: 08/06/2016 às 01:41

São Paulo, SP

USA's Jermaine Jones celebrates after scoring against Costa Rica during the Copa America Centenario football tournament in Chicago, Illinois, United States, on June 7, 2016. / AFP PHOTO / OMAR TORRES / ALTERNATIVE CROPP
O volante Jermaine Jones anotou um dos gols na confortável vitória dos EUA sobre a Costa Rica (Foto: Omar Torres/AFP)


Os Estados Unidos se recuperaram da atuação decepcionante na estreia da Copa América Centenário e superaram a Costa Rica com tranquilidade. Diante de quase 40.000 pessoas no estádio Soldier Field, em Chicago, nessa terça-feira, a equipe de Jürgen Klinsmann dominou o rival e venceu por 4 a 0. O resultado levou os norte-americanos aos quatro pontos no Grupo A, enquanto os costarriquenhos ficaram com apenas um.

O placar elástico foi importante para os norte-americanos recuperarem o saldo de gols. O time havia perdido na estreia por 2 a 0 para a Colômbia e precisava minimizar o prejuízo diante da Costa Rica. Dempsey, Jermaine Jones e Bobby Wood anotaram gols aos oito, 36 e 41 minutos do primeiro tempo do confronto. Zusi fechou a conta aos 42 da etapa complementar.

A definição da classificação para os Estados Unidos ocorrerá no próximo sábado, contra o Paraguai, na Filadélfia. A Costa Rica já não depende mais das próprias forças para avançar na Copa América e precisará de um milagre ante a Colômbia, também no sábado, em Houston.



O Jogo - A Costa Rica tomou a dianteira e tentou armar uma blitz para a defesa norte-americana no início da partida. Logo aos cinco minutos, Campbell aproveitou saída de bola errada dos EUA e mandou um chute muito próximo à meta de Guzan. Uma infantilidade, no entanto, acabou com os esforços costarriquenhos.

Aos sete, Gamboa empurrou Bobby Wood pelas costas, dentro da área, e foi flagrado pelo árbitro. Na cobrança do pênalti. Dempsey chutou no canto oposto do goleiro Permberton e abriu o marcador. O gol foi um balde de água fria no time do técnico Óscar Ramírez, que ainda perdeu o atacante Ureña, por lesão, aos 18 minutos - Saborío foi escolhido como substituto.

Com domínio pleno do confronto, os EUA quase marcaram em três ocasiões. Zardes, aos 25, ficou frente a frente com Pemberton e finalizou na rede pelo lado de fora. Aos 32, Zardes foi acionado pela direita e concluiu com força, mas por cima da meta costarriquenha. O volante Jones, aos 36, também foi ao ataque e quase ampliou ao chutar colocado - o tiro foi para fora.

Jones voltou a buscar o ataque e foi contemplado com um gol. Aos 36, o volante aproveitou a sobra de uma jogada de Dempsey e chutou da entrada da área, acertando o canto esquerdo de Pemberton. A apatia da Costa Rica permitiu que os EUA anotassem o terceiro antes do intervalo. Aos 41 minutos, Bobby Wood girou sobre a marcação, buscou o canto direito e tirou do alcance do goleiro para consolidar a vantagem.

USA's Clint Dempsey controls the ball during the Copa America Centenario football tournament in Chicago, Illinois, United States, on June 7, 2016. / AFP PHOTO / tasos katopodis
Dempsey foi um dos principais jogadores dos Estados Unidos durante a partida (Foto: Tasos Katopodis/AFP)


Desesperado, Ramírez queimou todas as alterações e foi para o segundo tempo com Salvatierra e Azofeifa nos lugares de Gamboa e Campbell, respectivamente. Por conta da necessidade de reverter o placar, a Costa Rica demonstrou maior ímpeto e criou as melhores chances da etapa complementar. Aos 10 minutos, Borges recebeu passe de Bryan Ruíz e avançou com a bola quase até a marca do pênalti, mas chutou por cima do gol.

Com 23 minutos, Bryan Ruíz voltou a ter um lampejo no campo ofensivo e cabeceou na trave de Guzan. Aos 28, os EUA tentaram responder em chute cruzado de Jones, mas a zaga conseguiu afastar o perigo antes que o armador Bedoya pudesse concluir ao gol.

A Costa Rica ainda tentou aproveitar uma cobrança de bola parada para descontar, mas foram os norte-americanos que balançaram as redes na etapa complementar. Zusi, aos 42, recuperou a posse de bola no campo ofensivo e teve a tranquilidade necessária para superar Pemberton ao ficar de frente para a meta.

FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS 4 x 0 COSTA RICA


Local: Soldier Field, em Chicago (EUA)
Data: 7 de junho de 2016, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Byron Romero e Luis Vera (ambos do Equador)
Cartões amarelos: Fabian Johnson e Brooks (EUA)

GOLS:
ESTADOS UNIDOS: Dempsey, aos oito minutos do primeiro tempo, Jermaine Jones, aos 36 do primeiro tempo, Bobby Wood, 41 do primeiro tempo, e Zusi, aos 42 do segundo tempo

ESTADOS UNIDOS: Guzan; Yedlin, Geoff Cameron, Brooks e Fabian Jhonson; Bradley, Jermaine Jones e Bedoya (Beckerman); Dempsey (Wondolowski), Bobby Wood (Zusi) e Zardes
Técnico: Jürgen Klinsmann

COSTA RICA: Pemberton; Gamboa (Salvatierra), Óscar Duarte, Acosta, Calvo e Matarrita; Borges, Bolaños, Bryan Ruíz e Campbell (Azofeifa); Ureña (Saborío)
Técnico: Óscar Ramírez

Conteúdo Patrocinado