Treino de Guardiola é responsabilizado por seguidas lesões no Bayern - Gazeta Esportiva
Treino de Guardiola é responsabilizado por seguidas lesões no Bayern

Treino de Guardiola é responsabilizado por seguidas lesões no Bayern

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/02/2016 às 18:30 • Atualizado: 18/02/2016 às 18:38

São Paulo, SP

(Foto: AFP)
Demissão de diretor do departamento médico, treinos e lesões crônicas são polêmica no Bayern (Foto: AFP)


De saída do Bayern de Munique, Pep Guardiola e seus métodos de treinamento revolucionários agora são alvo de críticas na Alemanha. Para Lars Lienhard, um dos cientistas esportivos mais renomados da Europa, as seguidas contusões de diversos atletas do clube bávaro “não é acidente ou azar”.

O problema com jogadores machucados tem afetado especialmente o setor defensivo do Bayern. Na próxima semana, a equipe pode ter que encarar a Juventus pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, sem nenhum zagueiro de origem disponível no elenco, já que Badstuber, Javi Martínez e Boateng estão lesionados, enquanto Serdar Tasci e Mehdi Benatia estão retornando de contusão. Desta forma, a zaga deve ser formada por David Alaba, lateral, e Joshua Kimmich, volante.

O problema vem assombrando Guardiola na Alemanha e, quando perguntado sobre o que queria antes de deixar o Bayern ao fim da temporada, o espanhol respondeu prontamente: "Todos os meus jogadores saudáveis."

No entanto, para Lars Lienhard, especialista em sistema nervoso, e que ajudou na preparação da seleção alemã campeã da Copa do Mundo de 2014, o problema pode justamente estar em Guardiola. Em entrevista à SID, uma subsidiária da AFP, o doutor usou o Bayern como um exemplo do que pode acontecer quando os jogadores voltam de lesões tão cedo.

(Foto: AFP)
Ribery chegou a cogitar abandonar a carreira devido às seguidas lesões (Foto: AFP)


"Quando alguma coisa quebra ou se rompe, ninguém deveria estar falando sobre azar ou ser um acidente. É lógico que erros sistemáticos nas cargas de treinamento e o controle dos movimentos dos jogadores são a causa”, disse o médico que está atualmente trabalhando com os atletas alemães visando os Jogos Olímpicos de 2016.

Criticado, Guardiola tem defendido suas técnicas de treinamentos e insistido que ele não acelera o retorno de jogadores lesionados. Em abril de 2015, o chefe do departamento médico Hans-Wilhelm Müller-Wohlfart pediu demissão por ser responsabilizado pela derrota por 3 a 1 para o Porto, no duelo de ida das quartas de final da Champions passada.

"Qualquer um põe a culpa de um grande número de lesionados nos médicos não está olhando profundamente o suficiente. A reabilitação, estrutura de treino e o controle de carga são os fatores chave."

Além do setor defensivo, Franck Ribéry, que chegou a cogitar abandonar a carreira, está perto de retornar de um problema na coxa sofrido em dezembro, logo no seu segundo jogo na temporada. Na partida, ele retornava após ter sido desfalque por oito meses devido a uma lesão no tornozelo.

Conteúdo Patrocinado