Rússia chama acusações de 'infundadas' e alega conspiração contra o país - Gazeta Esportiva
Rússia chama acusações de 'infundadas' e alega conspiração contra o país

Rússia chama acusações de 'infundadas' e alega conspiração contra o país

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/11/2015 às 19:31

São Paulo, SP

(Foto: Alexei Nikolskiy/AFP)
Porta-voz do governo russo falou em "falta de evidências" nas acusações contra o país (Foto: Alexei Nikolskiy/AFP)


O governo russo não recebeu bem as denúncias de um esquema de acobertamento do uso de substâncias antidoping entre os competidores de atletismo do país, anunciada nesta segunda-feira pela Agência Internacional Antidoping (WADA). Segundo o porta-voz do Kremlin, não existem provas suficientes para a acusação.

“As acusações são infundadas e não estão respaldadas por provas. Enquanto não houver evidências, é difícil considerá-las”, disse Dmitry Peskov.

A Federação Russa de Atletismo deverá protocolar uma resposta às denúncias nos próximos dias. No documento, estarão detalhados os pontos do programa antidoping do país e seus resultados efetivos. A entidade também rejeitou a suspensão que pode ser imposta aos atletas do país para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Um acordo honesto com a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) será muito mais eficaz que uma suspensão ou banimento”, falou o ex-presidente da federação russa, Valentin Balájnichev, que também acusou o mundo ocidental de fazer campanha contra o seu país.

“Tudo isso é a mesma história. Queriam nos castigar com o petróleo, com o gás, com a Ucrânia, e agora querem nos castigar com o esporte”, completou o ex-dirigente, que deixou o cargo em fevereiro após diversos casos de doping entre atletas do país.

Nesta terça-feira, a WADA determinou a suspensão do laboratório antidoping de Moscou, que terá 21 dias para apresentar um recurso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

Conteúdo Patrocinado