Com presença de Assunção, EDUCATLETA e Sindicato lançam parceria - Gazeta Esportiva
Com presença de Assunção, EDUCATLETA e Sindicato lançam parceria

Com presença de Assunção, EDUCATLETA e Sindicato lançam parceria

Gazeta Esportiva

Por Leonardo Moric*

24/05/2016 às 08:05

São Paulo, SP

Marcos Assunção falou sobre olhar atento dos jogadores (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Marcos Assunção comentou sobre dificuldades de uma carreira sem planejamento (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Em evento realizado na Barra Funda, nesta segunda-feira, o Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo (SAPESP) e o projeto EDUCATLETA lançaram oficialmente sua parceria, que visa melhorias na educação de jovens jogadores de futebol para o gerenciamento de suas carreiras no esporte, além de uma melhor transição no momento de suas aposentadorias. A cerimônia contou com a presença do presidente do SAPESP, Rinaldo Martorelli, do idealizador do projeto EDUCATLETA, Ricardo Torrado, do ex-jogador de futebol, Marcos Assunção, além de mais de 60 atletas profissionais de equipes brasileiras.

O evento também marcou o lançamento de um curso em que 30 bolsas de estudos foram disponibilizadas para a participação de atletas profissionais. A cerimônia contou com três palestras de especialistas, marcando o início do curso que prosseguirá com aulas à distância, com objetivo de oferecer aos jogadores uma melhor adaptação à rotina pesada de treinamentos.

Rinaldo Martorelli citou importância do curso à distância para a rotina dos atletas (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Rinaldo Martorelli citou importância do curso à distância para a rotina dos atletas (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Rinaldo Martorelli comemorou a concretização da parceria. "É uma grande virada na história dos atletas. Tanto que nosso slogan é 'orgulho de ser atleta', ou seja, mudar essa imagem de que o atleta é descompromissado com a sua formação e a sua vida. A gente descobriu que pode levar isso em um curso mais curto, em que ele vai usar pouco de seu tempo, ou seja, um formato que encaixa perfeitamente em sua vida profissional. Então, tudo é favorável e tem tudo para dar certo. Eu e minha equipe do Sindicato estamos apostando todas nossas fichas que essa é a grande virada", enalteceu.

Presença ilustre no evento, o ex-jogador Marcos Assunção, com passagens por clubes como Santos e Palmeiras, comentou a importância de um melhor aprendizado em relação à gestão da carreira, relacionando, inclusive, com seu momento atual, em que busca estudar para ser um dirigente de futebol. "Para mim principalmente, que parei de jogar recentemente e vou ter que dar uma nova diretriz na minha vida, esses cursos são sempre bons. (É essencial) para nós que vivemos muito tempo no futebol e no esporte termos algo para fazer no pós carreira. Como disse ali na frente, vivi muito tempo disso e não tive tempo para fazer outra coisa a não ser treinar. Então agora que vai ser o momento de estudar realmente e fazer as coisas que eu não fiz durante a carreira. Cursos tão importantes e tão bons como esses são sempre importantes para aprimorarmos o fora de campo. Dentro de campo a gente já sabe. Temos que aprender agora como lidar fora de campo e esses cursos nos dão a direção exata para ter conhecimento e saber como se comportar não só no meio do futebol, mas também fora dele", afirmou.

Ricardo Torrado enalteceu parceria com o SAPESP para impulsionar projeto EDUCATLETA (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Ricardo Torrado enalteceu parceria com o SAPESP para impulsionar projeto EDUCATLETA (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


A viabilização do projeto se deu principalmente pela união entre as duas instituições. Ricardo Torrado, comandante do projeto EDUCATLETA, explicou a importância da parceria com o Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo. "Na verdade, o Sindicato surge como um agente que vai potencializar o projeto Educatleta. Temos a missão de levar educação e informação para os jogadores. Junto com o Sindicato se torna um canal maior, beneficiando ainda mais atletas. Essa é a importância. Somamos força em prol da educação para os jovens que querem traçar melhores diretrizes para sua carreira", exaltou.

Rinaldo Martorelli, presidente do SAPESP, também enalteceu a importância da união com o EDUCATLETA e agradeceu à presença dos professores palestrantes. "Quando conhecemos o projeto EDUCATLETA no formato que foi proposto, a gente mexeu um pouquinho, sugerimos apenas algumas coisas, mas percebemos que era aquilo que a categoria precisava. Professor Ricardo Torrado é um craque na educação e juntou vários craques como o professor Marcos Gross, o professor Giovanni Ávilla e a professora Alessandra Cassapula. Enfim, gente da maior qualidade, gente envolvida com educação, gente que tem todo o know-how para levar nossa categoria para aquilo que nós precisamos. Então, já é um sucesso e a gente está apostando nisso", declarou.

Além dos professor, outro a pegar o microfone para dar ensinamentos aos atletas foi Marcos Assunção. Contando com o olhar atento dos atletas durante seu discurso, o ex-jogador falou sobre a importância de passar sua experiência de carreira para os atletas. "O que fiz na minha vida toda de futebol foi dar exemplo e conselhos para os mais novos, os garotos que estão começando. Como eu disse, são garotos que estão começando agora e querem vencer na vida e na sua profissão, e para isso eles têm que se dedicar muito. Eles terão que fazer muitos treinamentos e jogos bons, acordar muito cedo às vezes, deixar de comparecer em várias datas importantes e reuniões de família. Enfim, é uma profissão muito boa, mas requer muito sacrifício. Eles têm de ter muita dedicação para serem jogadores de futebol", finalizou.

*Especial para Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado