Após título em Trestles, Toledo comemora 2º lugar; Alejo lidera WQS - Gazeta Esportiva
Após título em Trestles, Toledo comemora 2º lugar; Alejo lidera WQS

Após título em Trestles, Toledo comemora 2º lugar; Alejo lidera WQS

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

03/05/2015 às 12:23 • Atualizado: 23/05/2017 às 18:33

São Paulo, SP


O surfe brasileiro, definitivamente, vive seu auge a partir da conquista mundial de Gabriel Medina. Se o atual campeão segue despercebido, outros brasileiros andam roubando a cena tanto na WSL – principal divisão do surfe – quanto no WQS. Neste fim de semana, foi a vez de Filipe Toledo vencer a etapa de Trestles, na Califórnia, e comemorar seu segundo título em quatro competições disputadas. A vitória deixou Toledo na segunda posição do ranking do WQS, liderado por Alejo Muniz.


Na final do qualifying de San Clemente, Filipe Toledo superou o francês Jeremy Flores, abusando dos aéreos para somar 16,30 contra 13,70 pontos do adversário. Com os 10 mil pontos pela conquista, Filipe adentrou ao top 10 do WQS e agora aparece na segunda posição. Argentino naturalizado brasileiro, Alejo Muniz assumiu a liderança da competição apesar de ter sido eliminado nas oitavas de final.


Após os compatriotas Miguel Pupo e Gabriel Medina terem vencido a etapa, em 2011 e 2012, respectivamente, foi a vez de Filipe Toledo conquistar o título surfando “em casa”, já que mora em San Clemente, na Califórnia. “Estava muito animado por poder ficar com minha família e meus amigos aqui. Sinto uma energia muito boa quando estou com eles e acho que isso me deixou relaxado. Me senti confortável e confiante para fazer as manobras e minhas pranchas também estavam incríveis”, disse.

Filipe comemora título do WQS nos EUA, mas já mira evento no Rio para retomar liderança do Circuito
Filipe comemora título do WQS nos EUA, mas já mira evento no Rio para retomar liderança do Circuito - Credito: Divulgação


A primeira vitória de Filipe Toledo no ano aconteceu na etapa de abertura da WSL, em Gold Coast, na Austrália. O título na Oceania deu ao brasileiro a chance de liderar o ranking pela primeira vez. Após vencer a última etapa do Circuito, em Margaret River, também na Austrália, o compatriota Adriano Souza, o Mineirinho, assumiu a ponta do ranking com 24,500 pontos, seguido por Mick Fanning, com 16,590 e Filipe Toledo, com 15,700. Atual campeão, Gabriel Medina aparece apenas em 16º lugar, com 7,450 pontos somados.


“O título mundial é o que definitivamente está na minha cabeça esse ano e eu mal posso esperar para conseguir a camisa amarela (de líder do ranking) de volta. O campeonato no Brasil certamente vai ser incrível, com um grande público para nos apoiar, principalmente depois do título do Gabriel (Medina) ano passado. Vai ser uma loucura e não vejo a hora que chegue o evento, é muito bom competir no Brasil”, comentou Filipe, que se prepara para a disputa do Oi Rio Pro, quarta etapa do Circuito Mundial, a ser realizada no Rio de Janeiro entre 11 e 22 de maio.

Conteúdo Patrocinado