Excursão do XV pelo Japão teve eliminação na moeda e sustos em barco - Gazeta Esportiva
Excursão do XV pelo Japão teve eliminação na moeda e sustos em barco

Excursão do XV pelo Japão teve eliminação na moeda e sustos em barco

Gazeta Esportiva

Por Marcos Vieira, especial para a Gazeta Esportiva.Net

15/04/2015 às 08:01

Jaú, SP


Em agosto de 1984, o XV de Jaú inovou ao protagonizar duelos amistosos contra o Shimizu FC, clube japonês da província de Shizuoka, para celebrar o aniversário do município interiorano. Porém, os compromissos festivos, disputados entre atletas das categorias inferiores, estreitaram o laço entre as equipes e garantiram ao Galo da Comarca uma excursão para a terra do sol nascente, na temporada seguinte.


Como reporta a revista comemorativa dos 61 anos de fundação quinzista, lançada no mesmo ano da excursão, a delegação juvenil embarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 6 de agosto de 1985. Todavia, o técnico da equipe, Chiva, já se encontrava em domínio nipônico. O comandante, que demorou pouco tempo para se tornar ídolo na província, graças à metodologia inovadora de treinamento apresentada aos atletas asiáticos, havia chegado ao longínquo continente em julho, para realizar um trabalho de base na Shimizu High School, referência no futebol de base japonês.


Após encontrar com seus comandados em Tóquio, Chiva teve como primeiro desafio a seleção de juniores de Saga. Sob um calor de 38º C, responsável por forçar quatro substituições com apenas 20 minutos de jogo, o XV saiu atrás, mas conseguiu a virada, pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados por Doriva Bueno, atual comandante da Seleção Brasileira feminina sub-20 e ex-treinador galista.


O compromisso seguinte, diante da seleção de juniores de Kumamoto, trouxe mais alegrias ao Galo da Comarca, que venceu por 2 a 0. Um dos tentos paulistas foi anotado pelo atacante Kazu, que construiu longa carreira no futebol brasileiro, onde defendeu Santos, Palmeiras, Matsubara-PR, CRB e Coritiba – além de figurar nas categorias de base do Juventus. Ídolo em Jaú, o nipônico foi homenageado com uma placa nos arredores do estádio Zezinho Magalhães.

Cidadão jauense, Kazu possui uma placa nas proximidades do Zezinho Magalhães (Foto: Luiz Ricardo Fini)
Cidadão jauense, Kazu possui uma placa nas proximidades do Zezinho Magalhães (Foto: Luiz Ricardo Fini) - Credito: Gazeta Press
Depois de ministrar uma palestra para cerca de 40 treinadores japoneses, a convite da Associação de Futebol do Japão (JFA), Chiva se reencontrou com o elenco galista e o levou para mais duas vitórias em sequência: 2 a 0 sobre a seleção de juniores de Hiroshima e 1 a 0 contra o Shimizu Higashi High School – equipe que compunha a base do esquadrão de juniores de Shizuoka, pentacampeão nipônico.











Confira a delegação do XV de Jaú que se aventurou em solo japonês








Chefe da delegação: Palmiro Guirro (presidente)
Diretores: Renan Ferro, Edward Caffeu, Roberto Monari e Celso Polini
Médico: Dr. Amin Chahrur
Técnico: Chiva
Jogadores: Celso, Admilson, Luizinho, Élcio, Murilo, Disney, Ricardinho, Lim, Hélio, Pupo, Rascachi, Pongaí, Doriva, Marcelo, Vanderlei, Kazu* e Koiche*
* Jogadores japoneses que cumpriram estágio no XV de Jaú




Passadas as quatro partidas disputadas no leste japonês, o XV ingressou na SBS Cup, torneio de base patrocinado pela empresa local SBS Television. Com o estádio de Fujeida lotado e transmissão para a cadeia nacional, os garotos de Jaú arrancaram o empate da seleção de Shizuoka, por 1 a 1. O gol brasileiro foi marcado pelo meia Pupo, que viria a ser o artilheiro galista na excursão.


A vitória pelo placar mínimo no compromisso seguinte, diante da Shizuoka Kitá High School, fez o XV empatar na soma de pontos com o esquadrão da província. Assim, um sorteio definiu o adversário da seleção coreana na decisão. Infeliz, o clube de Jaú acabou derrotado na moeda e teve que se contentar com a disputa de terceiro lugar, quando goleou a formação de Tóquio, por 4 a 1. O troféu ficou com o selecionado local, que triunfou por 3 a 0.


Com o fim da SBS Cup, Chiva novamente se distanciou do elenco quinzista, pois ficou à disposição dos dirigentes do Shimizu Higashi, equipe que se preparava para disputar o Campeonato Nacional de Outono. Com o técnico brasileiro “emprestado” no comando, a formação nipônica disputou 23 partidas e conseguiu a bela marca de 20 vitórias, perdendo apenas dois compromissos – um deles, justamente, para o XV de Jaú.


Depois da experiência sui generis, Chiva seguiu com a dupla função de dirigir o XV e ministrar palestras para os japoneses. Porém, no fim da excursão, um episódio deixou os jauenses preocupados: na viagem de barco de Osaka para Tokushima, os garotos galistas passaram mal, já que o mar estava em condições adversas para a navegação. A região é área de incidência de tufões e havia sido atingida pela intempérie semanas antes.


Após ser derrotado na moeda e sofrer com as condições tormentosas do mar japonês, o XV voltou ao Brasil com um ótimo retrospecto: dez vitórias e um empate em onze compromissos. Porém, em 2015, o pensamento dos torcedores galistas é que o clube volte a apresentar uma trajetória idêntica, só que no último estágio do futebol paulista, quando a questão financeira permitir o retorno jauense às competições profissionais.

As bilheterias do estádio Zezinho Magalhães permanecerão fechadas durante a quarta divisão (Foto: Luiz Ricardo Fini)
As bilheterias do estádio Zezinho Magalhães permanecerão fechadas durante a quarta divisão (Foto: Luiz Ricardo Fini) - Credito: Gazeta Press

Conteúdo Patrocinado