Fifa quer monitorar quantia a ser investida pela CBF no futebol brasileiro - Gazeta Esportiva
Fifa quer monitorar quantia a ser investida pela CBF no futebol brasileiro

Fifa quer monitorar quantia a ser investida pela CBF no futebol brasileiro

Gazeta Esportiva

Por Arthur Carvalho, especial para a GE.net

20/01/2015 às 14:33

São Paulo, SP



A oportunidade para desenvolver o futebol brasileiro a contento está nas mãos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em evento realizado no auditório da Arena Corinthians nesta terça-feira, a Fifa detalhou o Fundo de Legado da Copa do Mundo 2014, projeto que visa estruturar o esporte no país que sediou o torneio. Mas a CBF estará permanentemente sob a monitoração da entidade internacional para alcançar este objetivo.


Serão 100 milhões de dólares (cerca de R$ 260 mi) a serem investidos principalmente na estrutura do futebol profissional. Cerca de um terço da quantia ainda tem como meta ampliar o apoio ao futebol feminino e às categorias de base, e uma pequena parte será usada em campanhas de saúde, educação etc.


CBF promete usar Fundo de Legado para fomentar base e futebol feminino


Com tanto dinheiro à disposição da CBF, a entidade máxima do futebol cuida para que o montante seja realmente investido em projetos de propósito claro e que não se perca pelo caminho.


“Talvez há alguns anos fosse possível utilizar o dinheiro sem o acompanhamento da Fifa, mas hoje é impossível. Nem um único centavo dos 100 milhões de dólares será gasto sem que a Fifa saiba para onde esta indo este dinheiro”, garante o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. “O dinheiro será gasto gradualmente em projetos específicos, não é um repasse único no qual a Fifa não participará depois. Queremos que seja eficaz para o pais.”


O Fundo de Legado da Copa de 2014 tem como primeiro passo construir o Centro Esportivo da Juventude (CEJU) em Belém, no Pará. A exemplo da primeira instalação, outras estruturas serão feitas em estados que não sediaram o Mundial no último ano.


“Vamos fazer com o benefício da Copa do Mundo chegue a locais onde a estrutura ainda não se compara aos grandes centros”, promete o presidente da CBF, José Maria Marín. “Focaremos nas categorias de base e no futebol feminino, que precisam de investimento para evoluir”, finaliza.

De olho nas ações da CBF, Fifa assegura transparência nos investimentos no futebol brasileiro
De olho nas ações da CBF, Fifa assegura transparência nos investimentos no futebol brasileiro - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press

Conteúdo Patrocinado