Movimento Plástico Transforma recolhe cerca de 175 mil copos na 98ª Corrida Internacional de São Silvestre - Gazeta Esportiva
Movimento Plástico Transforma recolhe cerca de 175 mil copos na 98ª Corrida Internacional de São Silvestre

Movimento Plástico Transforma recolhe cerca de 175 mil copos na 98ª Corrida Internacional de São Silvestre

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/02/2024 às 14:11 • Atualizado: 20/02/2024 às 14:17

São Paulo, SP

O Movimento Plástico Transforma, em mais um ano de parceria com a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, realizou a ação de coleta de copos plásticos durante a 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. O projeto tem como foco a economia circular do plástico e coletou mais de 175 mil copos plásticos ao longo dos 15 km de percurso da corrida, que agora estão sendo reciclados e transformados em materiais escolares e serão distribuídos a alunos de escolas públicas.

Um dos objetivos da iniciativa é promover a destinação adequada dos copos plásticos consumidos durante o evento e conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto de resíduos. Segundo Simone Carvalho, membro do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, parte da população não conhece o poder da transformação do plástico, assim como a coleta seletiva e a reciclagem são importantes para conseguirmos um planeta mais sustentável.

“A indústria de reciclagem do plástico tem uma capacidade instalada muito grande para reciclar esses materiais, porém, ainda enfrentamos a ociosidade por falta de resíduos de qualidade. Isso acontece na origem, ou seja, quando nós, como consumidores, não descartamos de forma adequada. O material com muito resíduo de produto ou misturado com orgânico é descartado durante a triagem na cooperativa. Com isso, a taxa de reciclagem é impactada”, complementa.

Esta foi a quarta edição em que o Movimento Plástico Transforma foi parceiro da São Silvestre para a destinação correta dos copos. No total já foram coletados mais de 635 mil copos plásticos de água que, após o processo de reciclagem, foram transformados em lixeiras, caixas organizadoras, mesas e cadeiras e doados para a rede pública de ensino dos estados de São Paulo e Pernambuco.

Conteúdo Patrocinado