Cameron Norrie vence Carlos Alcaraz na final e conquista título do Rio Open - Gazeta Esportiva
Cameron Norrie vence Carlos Alcaraz na final e conquista título do Rio Open

Cameron Norrie vence Carlos Alcaraz na final e conquista título do Rio Open

Gazeta Esportiva

Por AFP

26/02/2023 às 23:42

São Paulo, SP

O britânico Cameron Norrie, segundo cabeça de chave e 13º do ranking mundial, conquistou o torneio ATP 500 do Rio de Janeiro, o Rio Open, ao vencer neste domingo o atual campeão e número dois do mundo, o jovem espanhol Carlos Alcaraz, por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/4 e 7/5.



 










Ver esta publicação no Instagram























 

Uma publicação partilhada por Rio Open (@rioopenoficial)






O canhoto de 27 anos surpreendeu o grande favorito e ergueu seu primeiro troféu do ano, após derrotas nas finais de Auckland e Buenos Aires. Na decisão do torneio argentino, disputada na semana passada, o espanhol de 19 anos havia sido seu algoz.

Norrie conquistou seu quinto título na carreira ao aproveitar os inúmeros erros do prodígio espanhol, que não soube gerir as vantagens que teve ao longo do jogo de 2h41min de duração no saibro do Jockey Club.

A revanche tem um sabor duplo para o britânico: além de vingar a derrota na Argentina, priva Alcaraz de empatar com o sérvio Novak Djokovic no topo do ranking mundial.

"Enfrentar Carlos é sempre muito difícil. Eu estava ficando muito cansado. Disse a mim mesmo que tinha que aproveitar e consegui a vitória", disse Norrie.

Depois de vencer pela primeira vez o principal torneio de tênis da América do Sul, Norrie participará do Aberto do México, que será disputado a partir desta segunda-feira, no balneário de Acapulco. Alcaraz também disputará a competição mexicana.

Embora buscasse o inédito bicampeonato no torneio carioca, o ibérico terá que se contentar com o vice. É o segundo torneio que ele disputa após superar uma lesão abdominal que o fez desistir do Masters de Paris em novembro e um desconforto muscular na perna direita que o tirou do Aberto da Austrália em janeiro.


A revanche


Ao contrário do que aconteceu em Buenos Aires (6/3 e 7/5), a disouta no Jockey Club foi mais equilibrada.

O espanhol saiu na frente, quebrando o saque do britânico no último game do primeiro set, em que teve muito mais erros não forçados (20) do que o adversário (9).

Norrie resistiu a dois break points (3/4 e 4/5) do adversário, mas sucumbiu no terceiro antes de conseguir forçar o tie-break.

No segundo set, Alcaraz ameaçou encerrar a partida muito rapidamente ao vencer os três primeiros games sob os aplausos dos torcedores que lotaram a quadra principal, com capacidade para 6.200 pessoas.

Mas o canhoto deu o troco ao vencer quatro consecutivos, aproveitando vários erros do jovem tenista e empatando com um ace no ponto decisivo.

Na última parcial, o espanhol voltou a não conseguir administrar a vantagem. Depois de largar na frente abrindo 2/0, Norrie quebrou o saque duas vezes seguidas para ficar na frente (3/2).

Alcaraz, porém, recuperou e voltou à base de bolas curtas, fórmula que se tornou repetitiva e que no final o britânico soube neutralizar e ainda quebrou três vezes o serviço do espanhol.

"É muito especial vencer este jogo, especialmente depois de perder algumas finais", disse ele.

"Tive que lutar contra muitos demônios, mas consegui jogar bem nos grandes momentos e por isso venci", comemorou.

Conteúdo Patrocinado