Ronaldo afaga jogadores do Brasil, mas cita falha técnica: "Vocês sabem onde erraram" - Gazeta Esportiva
Ronaldo afaga jogadores do Brasil, mas cita falha técnica: "Vocês sabem onde erraram"

Ronaldo afaga jogadores do Brasil, mas cita falha técnica: "Vocês sabem onde erraram"

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/12/2022 às 17:49

São Paulo, SP

As mensagens de apoio após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar seguem aparecendo nas redes sociais. Ronaldo Fenômeno, pentacampeão em 2002, escreveu uma longa carta aberta mandando "carinho, respeito e abraço" aos jogadores, mas reconhecendo erros técnicos na queda para a Croácia, nas quartas de final, nos pênaltis.

"Vocês uniram o Brasil novamente. Foi lindo ver o país (quase) inteiro deixar as diferenças de lado pra vibrar com o nosso futebol. Sorrimos juntos, choramos juntos - estamos com vocês (...). Recebam meu carinho, respeito e abraço", diz um trecho da mensagem.

"Entendam também que vão me perguntar e, como ex-jogador, não posso fingir que não vi nada de errado. Discordo profundamente, porém, de quem acha que o erro tá na dança, no brinco, no cabelo ou no pandeiro. As mudanças de comportamento entre gerações são naturais", continuou, para, enfim, complementar:

"Falhamos sim do ponto de vista técnico. E eu sei que vocês sabem: é legítimo que o torcedor esteja decepcionado nesse momento. Vocês também estão. Mérito do adversário, claro, mas tenho certeza que vocês sabem onde erraram. Dói em todo mundo. Dói muito mais em vocês".



 










Ver esta publicação no Instagram























 

Uma publicação partilhada por Ronaldo (@ronaldo)






Campeão do mundo em 1994 e em 2002, Ronaldo já havia avaliado a eliminação anteriormente e a classificou como "injusta" e chegou a falar em “falta de malandragem” no comportamento da equipe na prorrogação. Também havia citado "erros e detalhes em que pecamos".

Depois do 0 a 0 no tempo regulamentar, o Brasil largou em vantagem ainda no primeiro tempo da prorrogação, com o gol de Neymar. Assim, bastava segurar o 1 a 0 no segundo tempo, mas depois de um contra-ataque, Bruno Petkovic empatou o jogo para os croatas faltando quatro minutos para o fim da partida.

Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram as suas cobranças, enquanto a Croácia converteu todas e eliminou a Seleção Brasileira, avançando para encarar a Argentina na semifinal da competição.

Veja abaixo a mensagem na íntegra:


Vocês uniram o Brasil novamente. Foi lindo ver o país (quase) inteiro deixar as diferenças de lado pra vibrar com o nosso futebol. Sorrimos juntos, choramos juntos - estamos com vocês.

Eu e quem enxerga o atleta além da bola; quem sabe - por experiência ou por simplesmente se colocar no lugar do outro - como pesa a expectativa de mais de 200 milhões de brasileiros; quem já se sentiu pressionado, subestimado e desacreditado por comparações que põem em xeque o seu talento nos momentos mais difíceis; quem conhece o ponto de partida desfavorável e o caminho íngreme percorrido desde a infância pra chegar tão longe; quem reconhece que ninguém sonhava mais que vocês em levantar a taça do hexa.

Recebam meu carinho, respeito e abraço.

Entendam também que vão me perguntar e, como ex-jogador, não posso fingir que não vi nada de errado. Discordo profundamente, porém, de quem acha que o erro tá na dança, no brinco, no cabelo ou no pandeiro. As mudanças de comportamento entre gerações são naturais. Na mesma partida em que fomos eliminados, @neymarjr igualou o rei @pele como maior artilheiro da seleção brasileira - um recorde estabelecido há 60 anos. Como negar o brilho, a competência e a grandiosidade de vocês que são os novos ídolos das nossas crianças?

Falhamos sim do ponto de vista técnico. E eu sei que vocês sabem: é legítimo que o torcedor esteja decepcionado nesse momento. Vocês também estão. Mérito do adversário, claro, mas tenho certeza que vocês sabem onde erraram. Dói em todo mundo. Dói muito mais em vocês.

Ainda assim, é do jogo, é do esporte e é da vida. O erro. A frustração. O gosto amargo da derrota. O “quase”. A grande oportunidade que escapa das mãos. O tropeço que nos derruba tão perto de realizar o maior sonho - alguns não terão essa chance de novo, eu sei. Mas o futebol é uma escola cheia de lições extraordinárias que levamos pra fora das quatro linhas e saber perder é o que faz de nós verdadeiros atletas. Cair e levantar. Continuar. Recomeçar. Amadurecer. Reinventar. Diferenciar os limites que precisamos respeitar dos que podemos superar.

Pra uma seleção ser campeã, as outras 31 voltam pra casa como vocês. Na bagagem de cada uma delas, lutas que não conhecemos - dos jogadores, de suas famílias, de seus povos. Um dia, vocês verão tudo isso “de fora” como vejo hoje e o orgulho será ainda maior por fazer parte dessa história - podem acreditar. Sei que isso não tira a dor que vocês sentem agora - e que ainda vai doer muito -, mas é preciso reconhecer o óbvio: poucos chegam aonde vocês chegaram.

O show da bola tem que continuar e, sem dúvida alguma, o futebol-arte brasileiro fez desse show mais bonito - dentro e fora e de campo. No estádio, no Catar, em cada canto do Brasil e do mundo.

Sair da Copa maior do que chegou é legado. O sonho do hexa segue vivo. Vocês nos fizeram acreditar de novo. Parabéns, garotos!


Conteúdo Patrocinado