Valentino Rossi anuncia aposentadoria, e MotoGP perde seu maior embaixador - Gazeta Esportiva
Valentino Rossi anuncia aposentadoria, e MotoGP perde seu maior embaixador

Valentino Rossi anuncia aposentadoria, e MotoGP perde seu maior embaixador

Gazeta Esportiva

Por AFP

05/08/2021 às 16:08

São Paulo, SP

O ícone italiano de MotoGP, Valentino Rossi, de 42 anos, vai se aposentar no final de 2021, e seu esporte agradece por 26 anos de bons e leais serviços.

"Decidi sair no final da temporada", declarou o piloto, nove vezes campeão mundial em diferentes categorias. "Infelizmente, começo a minha última metade de temporada como piloto de MotoGP. É um momento difícil, bastante triste. No próximo ano, a minha vida vai mudar. Foi uma viagem muito longa, mas muito, muito divertida".

O piloto da Yamaha-SRT já havia anunciado que decidiria seu futuro neste verão com base em seus resultados. O “Doctor” teve o início de temporada mais difícil de sua carreira na elite mundial, com apenas um top-10, na Itália, e um triste 19º lugar na classificação de pilotos.

"Durante a temporada, os resultados não foram os esperados, por isso comecei a me questionar", explicou.

Rossi poderia ter continuado mais uma temporada (seu 27ª Mundial) com a sua própria equipe, a VR46, que estará na MotoGP em 2022 como satélite da Ducati, mas optou por outro rumo. "Teria gostado de correr com a minha equipe, mas decidi não fazer porque isso significaria mudar de moto (de Yamaha para Ducati)", declarou.

A princípio, a estrela não vai se afastar muito dos circuitos: além de dirigir sua equipe, Rossi quer experimentar o automobilismo.

"Acho que sou um piloto para toda a vida. Vou apenas trocar as motos pelos carros, certamente não a este nível, mas acho que vou continuar correndo", acrescentou.

Valentino Rossi comemora segunda colocação em San Marino MotoGP 2016. (Foto: Gabriel Bouys/AFP)


Ao chegar ao Mundial de Motociclismo em 1996, Rossi conquistou o título um ano depois na categoria inferior de 125cm3, antes de conquistar nos 250cm3 (categoria intermediária) em 1999. Na categoria rainha (500cc e depois MotoGP), foi coroado sete vezes.

Com o mesmo espírito juvenil, subiu aos pódios até 2018, ano em que conquistou a sua última pole. O último de seus nove títulos mundiais entre todas as categorias remonta a 2009, com a Yamaha.

"Tudo bem, estou em paz. Não estou feliz, mas é a hora certa", concluiu o ídolo.

Conteúdo Patrocinado