Jean Todt reafirma apoio da FIA ao Mundial de Kart no Brasil em 2021 - Gazeta Esportiva
Jean Todt reafirma apoio da FIA ao Mundial de Kart no Brasil em 2021

Jean Todt reafirma apoio da FIA ao Mundial de Kart no Brasil em 2021

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/08/2021 às 18:36

São Paulo, SP

O presidente da FIA, Jean Todt, reafirmou seu apoio à realização do Mundial de Kart no Brasil neste ano. O francês enviou na última semana uma mensagem à comunidade europeia de kartismo reforçando que aprova a ideia do país sediar o campeonato na cidade de Birigui, em São Paulo, no dia 5 de dezembro.

"Nós gostaríamos de reafirmar nosso apoio total à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e Ricardo Gracia (organizador do evento) (Speed Park) para sediar o Campeonato Mundial de Kart OK e OK Junior em Birigui, no Brasil, no dia 5 de dezembro próximo", escreveu Jean Todt.

Assinado também por Felipe Massa, presidente da Comissão Internacional de Kart da FIA, o documento enalteceu o intenso trabalho realizado até aqui pelos organizadores brasileiros e reiterou que "estamos em constante diálogo com as autoridades locais para monitorar a situação [da covid-19] e a FIA fará de tudo para garantir o funcionamento seguro e tranquilo do evento". A carta foi enviada também para Gracia, Giovanni Guerra (presidente da CBA) e James Geidel, da RGMMC, empresa promotora.

Felipe Massa assinou o documento favorável a realização do Mundial de Kart no Brasil (Foto: Pascal Guyot/AFP)


Para Ricardo Gracia, a ação de Jean Todt se somou aos diversos esforços já empreendidos para reafirmar a seriedade e a credibilidade de empresas e organismos comprometidos com o Mundial.

Proprietário do Speed Park, complexo de entretenimento e Motorsport homologado pela FIA Karting, Gracia tem estado em diversas competições de kart na Europa para divulgar o Mundial no Brasil e, em algumas delas, esteve em companhia de Giovanni Guerra. Nessas ocasiões, distribuiu material e explicou pessoalmente como será o Mundial no Brasil. Para reforçar ainda mais a divulgação, montou um stand, em conjunto com a Embratur, na etapa de encerramento do Europeu de Kart OK e OK Junior, em Zuera, Espanha.

"Conversando com pais de pilotos, donos de equipe, fabricantes, imprensa, patrocinadores e fornecedores, tive a oportunidade de explicar, detalhadamente, a velocidade da vacinação no Estado de São Paulo, a segurança proporcionada pelo combate eficiente à pandemia, e mais ainda os números que garantem a segurança em Birigui. Isso sem contar os benefícios oferecidos por nós para todos os participantes", explicou.

O organizador brasileiro está oferecendo, sem qualquer custo para as equipes europeias, os seguintes benefícios:

- Todo equipamento a ser usado no Mundial será transportado por via aérea da Itália para o Brasil;
- Ao término do Mundial, os chassis voltarão à Europa por via marítima e os motores, por via aérea;
- Todos os pilotos, a partir de seus países de origem até Birigui, desembarcarão em Rio Preto ou Araçatuba, de acordo com sua conveniência;
- A partir do desembarque, todos os traslados, sem exceção, serão providenciados pela organização por meios de veículos de última geração em termos de segurança e conforto; o benefício só será encerrado quando o último participante desembarcar no aeroporto, já retornando para casa;
- Cinco diárias de hospedagem e alimentação completa para pilotos e mecânicos;
- Todas as questões médicas, na pista ou fora dela, serão de responsabilidade da rede de hospitais e laboratórios Prevent Senior;
- Instalações permanentes e temporárias com objetivo de assegurar segurança técnica, desportiva, sanitária e de trabalho durante todo o Mundial.

Mundial será disputado no Speed Park em dezembro
(Divulgação / Speed Park)


Embora a viagem da Europa para o Brasil seja custeada pelos participantes, a organização providenciou pacotes aéreos com descontos. "Quando o Speed Park foi projetado, já tomamos como base todas as exigências da FIA para homologação do complexo e sediar uma competição da envergadura do Brasileiro e o Mundial de Kart", disse Gracia.

"A competição nacional, que recebemos em dezembro último, serviu para mostrar ao kartismo brasileiro tudo o que temos a oferecer. Agora, chegou a vez de mostrar ao mundo toda a nossa capacidade de organização. Está tudo pronto", completou.

Por "tudo pronto", entenda-se também a pista. "Tínhamos até setembro para fazer todas as melhorias solicitadas pela FIA, mas conseguimos cumprir por completo o caderno de encargos no mês de julho. Quando a entidade enviou um inspetor para inspeção preliminar, já encontrou tudo concluído", festejou o organizador.

Conteúdo Patrocinado