Jornalista alemão perde credencial para Eurocopa na Rússia por causa de matérias críticas - Gazeta Esportiva
Jornalista alemão perde credencial para Eurocopa na Rússia por causa de matérias críticas

Jornalista alemão perde credencial para Eurocopa na Rússia por causa de matérias críticas

Gazeta Esportiva

Por AFP

11/06/2021 às 09:49

São Paulo, SP

Um repórter da televisão pública alemã ARD, autor de reportagens críticas sobre a Rússia, teve seu credenciamento para as partidas de São Petersburgo cancelado a pedido das autoridades russas. O ato foi condenado pela Associação Alemã de Jornalistas.




Em um comunicado publicado nesta sexta-feira, dia do início do torneio, "a Associação Alemã de Jornalistas (DJV) protesta contra a exclusão do repórter da ARD Robert Kempe da Eurocupa na Rússia".

Esta "inaceitável violação da liberdade de imprensa mostra, mais uma vez, que a Rússia não quer matérias críticas e que elas (as matérias) têm consequências para os jornalistas", denuncia a associação. A DJV "espera que a Uefa use sua influência junto às autoridades locais para que nosso colega possa trabalhar".

Em uma nota, o órgão europeu respondeu que "não está em posição de mudar uma decisão semelhante, nem de obter informações detalhadas sobre os motivos da rejeição do pedido". O credenciamento do repórter continua sendo válido nas demais sedes da Eurocopa, disse a Uefa.

Robert Kempe, especialista em matérias investigativas sobre os vínculos entre esporte e política, trabalhou recentemente nas relações entre o gigante do gás russo Gazprom e a Uefa, com uma visão crítica.

Antes do Mundial de 2018 na Rússia, Kempe investigou questões delicadas para a Rússia, especialmente sobre a Chechênia, ou sobre a contratação de trabalhadores norte-coreanos para a construção de um estádio em Moscou.

Conteúdo Patrocinado