Presidente do Conselho dá detalhes da eleição do Santos e garante voto virtual seguro - Gazeta Esportiva
Presidente do Conselho dá detalhes da eleição do Santos e garante voto virtual seguro

Presidente do Conselho dá detalhes da eleição do Santos e garante voto virtual seguro

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/12/2020 às 15:12

São Paulo, SP

Em entrevista coletiva na sala de imprensa do clube, nesta sexta-feira, o presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Marcelo Teixeira, deu detalhes sobre o sistema de votação das eleições presidenciais para o triênio de 2021 a 2023, que acontece no próximo dia 12, com início às 10h e encerramento às 18h.

Teixeira confirmou a Vila Belmiro, em Santos, e a sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, como os dois locais de votação presencial. O associado apto também poderá exercer o seu voto de maneira virtual, através de uma plataforma online. O dirigente salientou a exigência de respeitar os protocolos de prevenção contra a covid-19.




“Há exigências para o uso de máscara. O Santos vai oferecer álcool em gel aos mesários, fiscais e igualmente ao próprio associado. Solicitamos que, se possível, o associado traga a sua própria caneta. Caso não consiga trazer, o clube disponibilizará”, declarou.

Durante a coletiva, foi exibido um vídeo que mostra o caminho para exercer o voto virtual. O associado que optou por esta opção receberá um e-mail com as instruções. Para acessar a plataforma de votação online, será necessário o uso do número do CPF e uma senha de cadastro. Em seguida, o usuário escolhe a sua chapa e confirma seu voto. Por fim, é possível baixar e salvar o seu comprovante de votação.



Marcelo Teixeira também garantiu a segurança do voto online, salientando que o clube fez um teste com 30 usuários, no qual o sistema apresentou resultado “satisfatório”.

“Nós fizemos um teste com 30 pessoas e foi um sucesso. Essas pessoas tiveram a oportunidade de acessar o site, fizeram a votação e conseguimos checar como seria o processo de apuração. Todas as chapas envolvidos tiveram oportunidade de fazer o teste. São duas empresas, a que faz a operação e a outra que faz a auditoria, dando uma total transparência e segurança ao pleito. São empresas de comprovado sucesso, total segurança. Nesse teste, houve um resultado prático muito satisfatório”, disse Marcelo Teixeira.



Ainda segundo o Presidente do Conselho Deliberativo, até o momento da coletiva, 16.376 sócios estavam aptos a votar. Destes, 10.028 votam em Santos, enquanto apenas 128 optaram por votar em São Paulo. Outros 6.220 associados escolheram o voto online, sendo que 3.200 deles exercerão o voto para a presidência do clube pela primeira vez.

Entre quem optou pela votação virtual, cerca de 2.200 são associados da capital paulista, além de 1.900 da Baixada Santista. Os demais são moradores do interior do estado ou de outras localidades do Brasil. Teixeira salientou também que os números podem aumentar, já que o clube continua no trabalho de conferência dos cadastros.

Conteúdo Patrocinado