Abel elogia atuação do Palmeiras na estreia: "Fomos uma equipe séria e competente" - Gazeta Esportiva
Abel elogia atuação do Palmeiras na estreia: "Fomos uma equipe séria e competente"

Abel elogia atuação do Palmeiras na estreia: "Fomos uma equipe séria e competente"

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/11/2020 às 22:32

São Paulo, SP

Nesta quinta-feira, o Palmeiras venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e avançou na competição. Estreante da noite, o técnico Abel Ferreira elogiou a atuação e o compromisso do time alviverde na partida, apesar da boa vantagem conquistada no confronto de ida.

"Fomos uma equipe séria e competente, que levou esta eliminatória muito a sério, apesar da vantagem de 3 a 1. O futebol é cheio de surpresas. Quando você facilita, surpresas acontecem. Gostei, acima de tudo, dessa atitude, desse compromisso, dessa união. Queríamos muito continuar a lutar por todas as competições. Passo a passo, todos juntos. Recuperar e pensar no próximo jogo. Vamos lutar por todas (as competições) com a mesma vontade, com a mesma ambição", declarou o português em entrevista coletiva.




Durante o confronto, Abel Ferreira rodou o elenco e colocou nomes como Ramires, Gustavo Scarpa e Danilo em campo. O camisa 14, inclusive, entrou para fazer a função de lateral esquerdo. O comandante explicou a decisão.


"Esse foi mais um teste que fizemos em jogo. Eu falei com todo o elenco, inclusive fiz um exercício para descobrir esse lateral esquerdo, quem era o jogador que se sacrificaria na posição, que gosta de jogar pela equipe, que estaria disponível para ajudar a equipe se fosse preciso. E o Scarpa foi o primeiro. Foi uma das formas que eu tive de encontrar uma solução para a lateral esquerda", afirmou.

O português também deixou claro que, por conta da falta de tempo disponível para treinos, alguns testes serão feitos durante as partidas.

"Sei que é um risco que corro. Sei que, ao fazer isso, podíamos eventualmente tomar um gol, mas não há outra forma de testar alternativas para a equipe ter outras soluções de ataque. A saída a três, com o Felipe Melo entre os dois zagueiros, com o próprio a Menino a ficar um pouco mais atrás, jogar com dois volantes e um na frente, jogar com o tripé invertido, experimentar o Scarpa na esquerda... É um risco grande, mas quem está no futebol sabe que temos que correr riscos", disse.

"Como não temos tempo para treinar, não treinamos os jogadores que jogaram. Exclusivamente descansam, recuperam-se, alimentam-se bem, ficam entregues ao núcleo de saúde e performance, que tem sido um grande aliado. Eu disse aos jogadores que tudo que eles fizeram é mérito deles. A única forma que eu tenho de outras alternativas é essa. Testar em jogo é difícil, mas não há outra forma", concluiu.



O Palmeiras agora aguarda o sorteio para conhecer seu adversário nas quartas de final. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, às 11h30 (de Brasília), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Assim como nas oitavas de final, qualquer confronto é possível, com os mandos sendo definidos também por sorteio.

O Verdão volta a campo neste domingo (8), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Às 16h (de Brasília), o Alviverde visita o Vasco, em São Januário.

Veja outros trechos da coletiva de Abel Ferreira


GABRIEL VERON

"Eu gosto de falar dos jogadores individualmente, mas temos que perceber que os jogadores aparecem em um contexto coletivo. Infelizmente, ele acabou por ter a oportunidade por uma lesão do Wesley. Mas, aproveitou muito bem, todos nós sabemos da qualidade do Veron. É um menino com muita qualidade, muita vontade, muita determinação e que procura cumprir com os compromissos coletivos da equipe. Os jogadores sabem que, quando temos uma ideia coletiva e nos libertamos dentro dessa ideia coletiva, o individual aparece. É um jogador que tem muita qualidade individual"

PATRICK DE PAULA

"Eu não olho a idade. Eu olho a qualidade, olho o empenho, olho a vontade que eles têm a cada treino e jogo, e a competição está forte. O Felipe Melo está muito bem, não facilita uma, o Danilo também treina bastante porque sabe que quer e tem essa oportunidade. E o De Paula só tem que fazer isso, mostrar nos treinos que quer jogar, que quer estar dentro, só há uma forma de convencer o treinador. Podem ter certeza que todas as minhas decisões têm uma intenção clara: o que é melhor para a equipe, não o que é melhor para o Patrick, para o Felipe ou para o Veron"

DESFALQUES POR CONTA DAS CONVOCAÇÕES

"Essa é minha função. Se me perguntam se eu gostaria de ter todos, sem dúvida nenhuma. Se me perguntam se a equipe fica muito mais forte com eles, sem dúvida nenhuma. Mas a minha função como treinador é arranjar soluções, não arranjar desculpas e jogar para vencer contra quem for, independentemente das ausências. Não posso não dizer que são jogadores importantes para a dinâmica da equipe e do grupo"

CONTRATAÇÃO DE KUSCEVIC

"Foi uma contratação do clube, quando eu cheguei já estava bem adiantada. É um jogador que vem nos ajudar, mas vai ser muito difícil alguém tirar esses zagueiros que temos. Dois campeões nos treinos, nos jogos, como lideram a equipe, como fazem o tripé com Felipe Melo na frente. Acredito que venha para nos ajudar, para tornar o elenco mais equilibrado, mas esses dois jogadores são fenomenais"

DUELO CONTRA O VASCO DE RICARDO SÁ PINTO

"Pelo estudo e pela pesquisa que fiz, as duas torcidas têm muito respeito uma pela outra. É verdade que os treinadores também, ele é meu amigo. Mas, dentro do campo, vou fazer tudo para ganhar esse jogo. Essa é nossa função, é para isso que nós trabalhamos. Dentro de campo vai ser cada um a lutar por si"

PORTUGUESES NO FUTEBOL BRASILEIRO

"Os treinadores portugueses são tão bons como os brasileiros, os espanhóis, os ingleses, os alemães... É tudo uma questão de estudo. Eu costumo dizer que tiramos da nossa profissão o tempo que lhe dedicamos. Eu acredito que, quanto mais tempo nos dedicamos a nossa profissão, melhor iremos ser"

Conteúdo Patrocinado