Huachipato reclama de atraso do Santos por Soteldo e vê caso ir para a Suíça - Gazeta Esportiva
Huachipato reclama de atraso do Santos por Soteldo e vê caso ir para a Suíça

Huachipato reclama de atraso do Santos por Soteldo e vê caso ir para a Suíça

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli

05/09/2020 às 09:00 • Atualizado: 05/09/2020 às 13:19

Santos, SP

O imbróglio entre Santos e Huachipato, do Chile, pela dívida na negociação por Yeferson Soteldo continua. E parece distante de um acordo.

Como a Gazeta Esportiva antecipou, o Peixe comprou 50% dos direitos econômicos em 2019 por 3 milhões de dólares. Quando o Atlético-MG fez proposta neste ano, o Alvinegro se comprometeu a pagar os 50% atrasados mais os demias 50% por 6 milhões de dólares. E nada caiu na conta do Huachipato.

De acordo com a diretoria do Huachipato, o débito está em 11,6 milhões de dólares com o incremento de multa e juros. O equivalente a R$ 61 milhões, valor suficiente para Soteldo ser a contratação mais cara da história do Santos.




O Huachipato foi à Fifa por ambos os "calotes" - os 3 milhões de dólares em 2019 e os 6 milhões de dólares de 2020. O Santos teria levado o assunto ao Tribunal Federal da Suíça para atrasar o assunto, na visão do clube chileno. Os advogados entendem que o Peixe quer deixar o problema para a próxima gestão, a partir de 2021.

A Gazeta procurou o departamento jurídico do Santos, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Pedro Doria, membro do Comitê de Gestão do Peixe, falou sobre essa dívida por Soteldo.

"Existe uma reclamação na Fifa do Huachipato em função de inadimplência. Tínhamos parcelas a vencer no período da pandemia, tentamos repactuar para o segundo semestre. O clube propôs um novo fluxo de pagamentos, com juros e multas, e nós estamos avaliando a situação. Acho que chegaremos a um entendimento logo. Não é o problema maior do clube. Problema imediato do clube é resolver o Hamburgo, um processo transitado, julgado e com decisão. Temos que resolver e estamos em vias de resolver. É a nossa prioridade", explicou.

"A gente segue negociando e conversando para chegar em um entendimento. As partes usam imprensa para pressionar, isso gera uma comoção negativa. Mas estamos seguros da política adotada, da estratégia, e vamos chegar em um bom tom. Assim como sofremos reclamações, temos diversas reclamações contra outros clubes. E temos um volume grande a receber dessas equipes", completou.

A dívida com o Hamburgo citada por Pedro Dória é a de R$ 30 milhões pela contratação de Cleber Reis, em 2017. O valor foi acrescido de multa e juros. Os alemães conseguiram na Fifa o bloqueio no registro de qualquer jogador no Santos.

Yeferson Soteldo tem 23 anos, recebe o maior salário na CLT do Peixe e possui contrato até dezembro de 2023.

Conteúdo Patrocinado