Corinthians se desvincula de vídeo em que Marcelinho entrega camisa do clube ao presidente Bolsonaro - Gazeta Esportiva
Corinthians se desvincula de vídeo em que Marcelinho entrega camisa do clube ao presidente Bolsonaro

Corinthians se desvincula de vídeo em que Marcelinho entrega camisa do clube ao presidente Bolsonaro

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

29/07/2020 às 15:25 • Atualizado: 29/07/2020 às 15:55

São Paulo, SP

Um vídeo de Marcelinho Carioca ao lado do presidente Jair Bolsonaro, ambos trajados com a camisa do Corinthians, foi divulgado nas redes sociais na tarde desta quarta-feira e, rapidamente, gerou polêmica. O assunto, inclusive, entrou nos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter.

A Gazeta Esportiva procurou dirigentes do clube e a posição é de que o Corinthians não tem qualquer relação com o ato promovido por um dos maiores ídolos da instituição.

À reportagem, foi destacado que Marcelinho sequer tem vínculo contratual com o Timão e que ninguém, dentro do clube, foi avisado da intenção de entregar uma camisa ao líder do poder executivo.

Marcelinho Carioca tem, sim, vínculo profissional com o Banco BMG, principal patrocinador corintiano. É por isso que o ex-atleta tem participado de ações de marketing que contemplam a parceria.

Ainda assim, a ideia de presentear Bolsonaro com uma camisa do Corinthians foi do próprio Marcelinho, e não do banco.

Após a publicação desta matéria, tanto o clube como o banco se manifestaram por meio de notas oficiais que confirmaram a apuração da reportagem (leia, abaixo).


O que rolou


O vídeo em questão foi gravado no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Nação corinthiana, está aqui, o nosso presidente, Jair Messias Bolsonaro, com a camisa do Coringão. Isso é democracia. Isso é defender a MP (Medida Provisória) do futebol, isso é valorizar o futebol feminino, #respeitaasminas. Você vê? Isso que é lindo! É palmeirense, mas ele quer que todos os clubes tenham a liberdade de fazer os seus jogos, poder trazer os craques do futebol de volta para o nosso país e abrilhantar o futebol. Presidente, que honra o senhor me receber aqui”, disse o ex-jogador, empolgado.

“Honra toda minha, Marcelinho. Obrigado ai”, respondeu Bolsonaro, aos risos.

Críticas


Além do atual presidente da república admitir ser torcedor do Palmeiras, arquirrival do Corinthians, o clube alvinegro e grande parte de seus torcedores se orgulham do movimento intitulado como “Democracia Corinthiana”, liderado por Sócrates em meio a ditadura militar, regime tantas vezes elogiado por Jair Bolsonaro.

Dentro deste cenário de incompatibilidade política, Marcelinho Carioca se tornou alvo de muitas críticas nas redes sociais. Nem mesmo a idolatria que o Pé de Anjo detém foi capaz de amenizar os ânimos de torcedores do Corinthians.

Mundo político


Entre 2010 e 2018, Marcelinho Carioca buscou um cargo público. Foi candidato a deputado federal em 2010 e candidato a vereador de São Paulo em 2012, ambos pelo PSB. Em 2014, se lançou a deputado estadual pelo PT, justamente o partido de maiores divergências com Jair Bolsonaro. Já e 2016, pelo PRB, buscou novamente ser vereador, desta vez pelo PRB.

Sem sucesso nas tentativas, Marcelinho Carioca abandonou a política, se formou jornalista e passou a se dedicar como comentarista esportivo.

Nota oficial do clube


Após a divulgação desta matéria, o Corinthians também se posicionou por meio de uma nota oficial:

O Sport Club Corinthians Paulista torna público que não teve qualquer participação na iniciativa do ex-jogador Marcelinho Carioca, em Brasília. A entrega da camiseta nesta quarta, na Presidência da República, foi uma ação única e exclusiva do ex-atleta.

Cabe ressaltar que a nova camisa do clube, com o logotipo do patrocinador BMG em preto e branco, já havia sido amplamente divulgado em evento na Arena Corinthians em 11/7.

Por fim, o Corinthians se mantém fiel às suas tradições, respeitando todas as correntes políticas e coerente com suas origens de clube de todos os brasileiros.

Nota oficial do BMG


Mais tarde, o Banco BMG também fez questão de se manifestar de maneira oficial e, assim como o Corinthians, se colocou alheio ao ato de Marcelinho Carioca. Leia, abaixo, a nota enviada à Gazeta Esportiva:

O Banco BMG esclarece que o encontro particular entre o ex-atleta Marcelinho Carioca e o presidente Jair Bolsonaro não tem qualquer relação com a instituição.

A camisa oferecida pelo ex-jogador ao presidente não foi cedida pelo Banco, que também não possui ligação com qualquer tema abordado durante a reunião.

A instituição informa, também, que o vínculo com o ex-jogador foi formalizado tão somente para a participação dele em campanhas pontuais realizadas pelo Banco.

Cabe ressaltar que a campanha #BMGEmPretoEBranco continua e a camisa apresentada no vídeo também não possui nenhum vínculo com a ação.




 

Conteúdo Patrocinado