Presidente da Fifa, Gianni Infantino vai se tornar membro do COI em janeiro - Gazeta Esportiva
Presidente da Fifa, Gianni Infantino vai se tornar membro do COI em janeiro

Presidente da Fifa, Gianni Infantino vai se tornar membro do COI em janeiro

Gazeta Esportiva

Por AFP

05/12/2019 às 17:13

São Paulo, SP

Infantino é o atual presidente da Fifa (Foto: AFP)


O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se tornará membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) no final da próxima sessão da instância em janeiro de 2020, anunciou nesta quinta-feira o presidente do COI, Thomas Bach.

A candidatura do presidente da entidade que rege o futebol mundial será proposta em janeiro à votação de cem membros do COI, bem como a do japonês Yasuhiro Yamashita, presidente do Comitê Olímpico Japonês e campeão olímpico de judô em 1984, e a do americano David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), disse Bach.

O presidente do COI acrescentou que a candidatura do inglês Sebastian Coe, presidente da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), não havia sido apresentada para a próxima sessão por causa do "risco de conflito de interesses". Coe é o presidente executivo de uma empresa de marketing esportivo, a CSM Sport.



"A porta segue aberta para Sebastian Coe para Tóquio", acrescentou Bach, podendo o britânico fazer sua entrada no COI na sessão que vai preceder a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquiio-2020.

Infantino foi reeleito à frente da Fifa em junho. Seu antecessor, Joseph Blatter, também foi membro do COI - eleito em 1999 - mas não solicitou em 2015 a renovação de seu mandato em um contexto de crise de corrupção na Fifa.

Trinta atletas são candidatos a ocupar os quatro assentos da comissão dos esportistas, também anunciou Bach. A eleição vai acontecer nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Entre os 30 candidatos estão o jogador espanhol de basquete Pau Gasol, a nadadora italiana Federica Pellegrini e o triatleta britânico Alistair Brownlee.


Conteúdo Patrocinado