Santos expulsa sócio do clube após caso de racismo - Gazeta Esportiva
Santos expulsa sócio do clube após caso de racismo

Santos expulsa sócio do clube após caso de racismo

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli

04/10/2019 às 13:02 • Atualizado: 04/10/2019 às 13:24

Santos, SP



Adilson Durante pediu renúncia ao Conselho do Santos antes de ser expulso do clube (Reprodução)


O Santos anunciou nesta sexta-feira a expulsão de Adilson Durante Filho, conhecido como Adilsinho, do quadro social do clube. O ex-conselheiro teve áudio com tom racista, de três anos atrás, vazado em abril.

"Devido ao lamentável episódio de ofensas racistas proferidas por Adilson Durante Filho, o Santos FC comunica que o referido foi excluído do quadro social do Clube, mediante solicitação feita pelo próprio. Mesmo após o pedido de exclusão, uma sindicância foi aberta internamente para apuração do fato com prazo estabelecido de trinta dias", diz o Santos, em nota.

Adilson, ex-secretário-adjunto de Turismo de Santos, fala que pardos e mulatos não têm caráter na gravação.

“Sempre que tiver um pardo…O pardo o que que é? Não é aquele negão, mas também não é o branquinho. É o moreninho da cor dele. Esses caras, você tem que desconfiar de todos que você conhecer. Essa cor é uma mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade (…) É verdade, isso é estudo. Todo pardo, mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o P…(membro do grupo). O P… é tipo para índio, tipo chileno, essas porr*. To dizendo um mulato brasileiro. Os pardos brasileiros. São todos mau-caráter. Não tem um que não seja”, falou o conselheiro, em áudio de quase um minuto.


À época, Adilson Durante admitiu a autoria do áudio e pediu desculpas.

“Com relação a um antigo áudio de alguns anos atrás que circula nas mídias sociais, de minha autoria, gostaria de expor que, em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou, acabei me expressando de forma absolutamente diversa das minhas crenças e modo de agir. Jamais tive a intenção de atingir quem quer que seja, até porque assim me manifestei em um pequeno grupo de supostos amigos de WhatsApp. Consigno que não tenho qualquer preconceito em razão de cor, raça ou credo, pois minha criação não me permitiria ser diferente. Peço, humildemente, desculpas a todos que se sentiram ofendidos, e expresso, por meio deste comunicado, meu mais profundo arrependimento quanto às palavras genericamente proferidas”, afirmou o ex-conselheiro.




Conteúdo Patrocinado