Brasileiro Oliver Minatel diz ver futebol canadense em momento histórico - Gazeta Esportiva
Brasileiro Oliver Minatel diz ver futebol canadense em momento histórico

Brasileiro Oliver Minatel diz ver futebol canadense em momento histórico

Gazeta Esportiva

Por Thomas Schmiele Namur

26/04/2019 às 05:30

São Paulo, SP

O Canadá é conhecido por ser apaixonado por hóquei, mas, neste dia 27 de abril, estreia a Canadian Premier League, o Campeonato Canadense de futebol. A liga conta apenas com times do país, sendo que os clubes locais que já participam da disputa norte-americana (a MLS) não são incluídos. Segundo o manifesto da competição, ela foi feita pelos canadenses e para os canadenses, mas terá a ajuda do futebol pentacampeão. O Cavalry FC conta com o único brasileiro da liga: Oliver Minatel, que falou com a Gazeta Esportiva sobre a experiência de jogar no Canadá.

“Ser o primeiro brasileiro é uma honra, porque eu acredito que daqui a 20, 30 anos, a liga canadense vai ser muito forte; Vou estar na história e poderei mostrar para todo mundo que fui o primeiro”, disse Oliver.




O brasileiro foi o primeiro reforço estrangeiro do Cavalry FC. O jogador revelou que, além da conversa com Martin Nash, assistente da equipe, o projeto apresentado foi determinante para aceitar a proposta. Após passagens por Nacional da Ilha da Madeira, Velo Clube, Ottawa Fury, Porto Rico FC, Richmund Kickers (Estados Unidos) e South Melbourne (Austrália), o brasileiro de 26 anos viu na liga, em sua primeira temporada, um potencial de crescimento muito alto, dentro e fora de campo.

“O fator extracampo e pensar no meu futuro influenciam muito esse meu retorno ao Canadá. Como é uma liga nova, vai crescer muito nos próximos 5, 10 anos, a longo prazo, e eu também estou me preparando para o pós-futebol. A gente sabe que é uma carreira curta, passa rápido. Estou terminando uma faculdade esse ano, que faço online no Brasil, de administração. Então, também, isso pesou bastante, o fato de a liga apresentar um crescimento em todas as áreas. Vai ser interessante para quem consegue entrar no começo, para construir uma história dentro e fora de campo”, declarou o brasileiro.

Oliver foi o primeiro estrangeiro a ser contratado pelo Cavalry FC (Foto: Divulgação)


O momento atual do futebol canadense é histórico. Com a criação da liga 100% nacional, serão sete times, todos representando uma cidade e região canadense. O objetivo é promover o esporte local, fazendo parte de um projeto do país para 2026, quando será uma das sedes da Copa do Mundo (ao lado de Estados Unidos e México).

“Dentro do futebol canadense, é histórico, está todo mundo animado com a liga nova, desde imprensa, patrocinadores, jogadores, torcida... Está todo mundo puxando para que seja um sucesso”, falou Oliver.

Todos os times podem ter, no máximo, sete estrangeiros, sendo apenas cinco como titulares. Com isso, sempre vão ter seis canadenses em campo pelas equipes. Isso cria uma oportunidade muito boa para os canadenses, que aos 21, 22 anos, quando saem da faculdade, têm a oportunidade de seguir carreira como jogador de futebol profissional. Para Oliver, essa é a grande diferença para os times que disputam outras ligas no Canadá.

“A diferença é essa (precisar ter seis canadenses titulares), e a molecada está com o sangue nos olhos, porque para eles é uma oportunidade única”, destacou.

Projeto do estádio do Cavalry FC (Foto: Divulgação)


A rotina de treinos é muito parecida com a experiência que Oliver teve nos outros clubes por onde passou. O futebol canadense está se estruturando. Porém, ele destaca um fator que é muito importante para a cultura canadense: o respeito das pessoas e o aspecto social do país.

“A diferença que vejo é a questão social. As pessoas estão sempre preocupadas se você consegue conciliar os estudos com o futebol profissional. Então a maioria dos jogadores é formada e tem já essa opção de pensar no futuro. Mas, fora isso, o que pesa favorável aqui, também, é que as pessoas entendem que você pode perder o jogo, todo mundo está chateado, mas você pode chegar com a família, sair pra jantar, que não vai ter problema”, destacou Oliver.

O Cavalry FC, time de Oliver Minatel, estreia no Campeonato Canadense no dia 4 de maio, em casa, na região metropolitana de Calgary, na província de Alberta. O Adversário é o York9 FC, da região de York, na província de Ontário. O atacante falou sobre a expectativa para a primeira temporada da competição.

“As expectativas são boas, as melhores possíveis. Vai ser interessante, porque como ninguém nunca viu ninguém jogar, fica difícil fazer uma previsão. Eu acho que vai ser bem disputado, principalmente no primeiro ano, que todo mundo está começando do zero e a gente, na minha opinião, tem grandes chances de fazer uma boa temporada.”

Confira o primeiro jogo de cada time no Campeonato Canadense no horário de Brasília:

27 de abril (sábado), às 12h - Forge FC x York9 FC

28 de abril (domingo), às 14h - Pacific FC x HFX Wanderers FC

1 de maio (quarta-feira), às 12h - Pacific FC x Valour FC

4 de maio (sábado), às 16h30 - Cavalry FC x York9 FC

4 de maio (sábado), 19h - Valour FC x FC Edmonton

 

 

 

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado