Argentina profissionaliza futebol feminino e liga terá início em junho - Gazeta Esportiva
Argentina profissionaliza futebol feminino e liga terá início em junho

Argentina profissionaliza futebol feminino e liga terá início em junho

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/03/2019 às 15:44

São Paulo, SP

AFA confirmou a instituição de uma Liga feminina a partir de junho (Foto: Divulgação/AFA)


Este sábado é um dia histórico para o futebol argentino. Em evento realizado em sua sede em Ezeiza, na região metropolitana de Buenos Aires, a AFA (Federação Argentina de Futebol) anunciou de maneira oficial, por meio do presidente Claudio Tapia, a profissionalização do futebol feminino no país.

"Quando assumimos, dissemos que iríamos fazer uma gestão inclusiva no futebol, de igualdade de gêneros. Estamos desenvolvendo isso e vamos seguir trabalhando para desenvolver o futebol feminino em todas as cidades", falou Tapia. "Sinto uma alegria enorme. Seremos uma das primeiras federações com jogadoras profissionais. Quero agradecer a todos os dirigentes por acompanhar esta decisão", completou.



A medida entrará em vigor a partir de junho, quando terá início o primeiro Campeonato Argentino profissional de futebol feminino da história.

"Criaremos uma copa nacional que será chamada Futebol em Evolução, que será similar à Copa da Argentina. Espero que o novo torneio seja o pontapé inicial de um crescimento contínuo", revelou o mandatário.

De início, serão disponibilizados 120 mil pesos argentinos (aproximadamente R$ 11,4 mil) por mês a cada clube, somente para pagamento de salários. A profissionalização do futebol feminino acontece em sintonia ao fortalecimento da igualdade de gênero no país. No início do ano, a jogadora Macarena Sánchez foi dispensada pelo UAI Urquiza, atual campeão nacional, e, na sequência, entrou com um processo em busca de direitos trabalhistas, para ser reconhecida como profissional.

 

Conteúdo Patrocinado