Principais tenistas brasileiros aprovam mudança da Copa Davis - Gazeta Esportiva
Principais tenistas brasileiros aprovam mudança da Copa Davis

Principais tenistas brasileiros aprovam mudança da Copa Davis

Gazeta Esportiva

Por Estevam Chaparin *

02/12/2018 às 08:00

São Paulo, SP

Atletas brasileiros aprovaram a mudança da Copa Davis (Foto: Cristiano Andujar/CBT)


A edição de 2018 da Copa Davis, em que teve a Croácia como campeã, foi a última em que a competição seguiu o formato tradicional. Com a aprovação da maioria das federações, o torneio entre nações mais importante do tênis mundial terá uma nova estrutura a partir do ano que vem, gerando diversas opiniões entre os tenistas, entre eles, os brasileiros.

"Acredito que a Copa Davis precisava de algo novo, uma mudança, até porque esse novo formato ajudou o calendário (a competição será realizada em uma única semana, e não mais ao longo do ano). Porém, não tem como negar que  afeta o 'espírito' da competição, com a torcida local ajudando os tenistas, isso não vai ter mais, já que terá uma única sede", afirmou Thiago Monteiro, tenista brasileiro com a melhor posição no ranking de simples.

Já Bruno Soares, um dos grandes nomes do esporte nacional na atualidade, a mudança da Copa Davis é um assunto complexo, em que é possível entender tanto quem apoia como quem discorda do novo formato da competição.

"O que acho importante é que a Copa Davis precisava de uma mudança, os atletas insistiram na ideia. Eu acredito na ideia, no novo formato, acho que essa nova estrutura vai ser uma dinâmica muito legal, todo mundo reunido no mesmo lugar para buscar o título. Tem a questão da tradição, é tudo entendível ,porém temos que apoiar essa vontade de querer mudar as coisas", destacou o duplista.

Thiago Monteiro e Thomaz Bellucci foram alguns dos que gostaram da mudança do torneio entre nações (Foto: AFP)


Por fim, foi a vez de Thomaz Bellucci apoiar o novo formato do torneio entre nações. "Achei positiva, uma parte do público está com um pé atras quanto a isso, mas acredito que foi uma mudança necessária. Muitos jogadores de alto nível não estavam mais indo para o torneio, então isso será um incentivo, os principais estarão lá, apoio a ideia".

Todos os três tenistas foram entrevistados de maneira exclusiva pela Gazeta Esportiva, e buscam bons resultados já em 2019. Entre os objetivos, está uma vitória diante da Bélgica, adversária do Brasil no qualificatório para a fase final da Copa Davis, torneio que o time brasileiro jamais conseguiu vencer.

* Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado