Confederação de rúgbi anuncia mudanças em campeonatos nacionais - Gazeta Esportiva
Confederação de rúgbi anuncia mudanças em campeonatos nacionais

Confederação de rúgbi anuncia mudanças em campeonatos nacionais

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/06/2017 às 16:30

São Paulo, SP

O anúncio foi feito em parceria com os clubes do Super 8 e os Top 4 da Taça Tupi. (Foto: Susi Baxter Seitz/CBRu/Divulgação)


A Confederação Brasileira de Rúgbi anunciou, nesta sexta-feira, o novo formato dos campeonatos nacionais da modalidade. A partir do próximo ano, a Taça Tupi e o Torneiro de Primeira Divisão Nacional de rúgbi, novo nome para o Super 8, serão disputados por regiões e organizados por ranking.

Ao todo, quatro regiões farão parte da competição - cada uma com quatro times. A região 1 contempla a parte central de Minas Gerais, o Vale do Paraíba, em São Paulo, e o Rio de Janeiro. Na região 2, estão a zona norte de Minas, além da capital e o interior paulista. A capital de São Paulo também faz parte da terceira região, assim como o norte e o centro do Paraná. A última parte é composta pelo sul do Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. 


Os times de cada região se enfrentam em jogos ida e volta. As duas primeiras colocadas de cada região no Torneiro de Primeira Divisão Nacional avançam às oitavas. As duas últimas lutam pela permanência na elite. Na Taça Tupi, os dois melhores desempenhos na primeira etapa jogarão pela promoção.


Será criado também o Ranking Brasileiro de Clubes, com o objetivo de medir a força de cada grupo e evitar grandes desequilíbrios. A proposta também é conhecer as melhores equipes brasileiras na modalidade.

Conteúdo Patrocinado