Mineiros tentam quebrar jejum de dez anos sem título na Copinha - Gazeta Esportiva
Mineiros tentam quebrar jejum de dez anos sem título na Copinha

Mineiros tentam quebrar jejum de dez anos sem título na Copinha

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Marcellus Madureira

01/01/2017 às 10:00

Belo Horizonte, MG

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
Cruzeiro, em 2007, foi o último clube mineiro a levantar a taça da Copa São paulo de Juniores (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Desde o último título dos times de Minas Gerais na Copa São Paulo de Futebol Júnior, já se passaram 10 anos. Por isso, os três grandes de Minas Gerais entram em campo a partir do dia 2 de janeiro em busca de acabar com esse grande jejum na mais importante competição Sub-20 do Brasil.

O último mineiro a vencer o torneio foi o Cruzeiro. A Raposa levantou a taça na edição 2007 ao bater o São Paulo, nos pênaltis. Para isso, o time celeste segue com ritmo intenso de preparativos. O atacante João Luiz garante que a equipe está forte para competição.

“A equipe está bem unida, todo mundo cobrando um ao outro, mas é uma cobrança que vem para o bem, para ajudar. Com cada um dando moral e ajudando, isso servirá para na frente nos tornemos uma equipe vencedora, pois temos potencial para isso”, avaliou.

No grupo 22 da competição, o time celeste estreia na próxima quarta-feira (4), às 16h (de Brasília), contra o River-PI, em Mogi das Cruzes. Depois, no dia 6, enfrenta o Bragantino, e no dia 8 fecha a participação na primeira fase contra o dono da casa, União Mogi.

Foto: Divulgação/América
América se vê preparado para surpreender e fazer boa campanha na Copinha 2017 (Foto: Divulgação/América)


O América também quer voltar a vencer o torneio. A última vez que levantou o troféu foi em 1996, ao bater o rival Cruzeiro. Para conseguir um novo título, o técnico Milagres acredita no bom preparo da sua equipe. “Não dá para dizer até onde iremos, mas estamos preparados para chegar na frente. É dentro da competição, jogo a jogo, que você percebe se dá para ir mais longe. É sempre imprevisível, mas fizemos uma ótima preparação e estamos indo com um grupo muito forte”, observou o comandante que já disputou seis vezes o torneio.

No grupo 5, sediado em Marília, o Coelho entra em campo nesta terça-feira, dia 3, às 21h (de Brasília), contra a Ponte Preta. Depois, no dia 5, enfrenta o Atlético-BA, e no dia 7 enfrenta o Marília, dono da casa.

(Foto: Reprodução/TV Galo)
Tricampeão, Galo conta com técnico Ricardo Resende para voltar a vencer a Copinha (Foto: Reprodução/TV Galo)


O maior vencedor entre os mineiros também é o time que mais tempo vive o jejum de conquistas. O Atlético, três vezes campeão da Copinha, não levanta uma taça desde 1983 – as outras conquistas foram 1975 e 1976. O técnico Ricardo Resende, recém-contratado pelo Galo, garante motivação grande de seu elenco.

“A expectativa é a melhor possível, está sendo uma grande oportunidade, os atletas estão muito motivados. Nossa equipe é a atual campeã mineira e temos atletas aqui de muita qualidade. É uma competição a nível nacional, estão indo as principais equipes de base do país. Eu espero que a gente faça um grande torneio, que a gente possa classificar na primeira fase e passo a passo ir crescendo na disputa e representar bem o Atlético na competição”, finalizou.

O Galo estreia no torneio na terça-feira, dia 3 de janeiro, contra o Novoperário-MS, às 21h (de Brasília), na cidade de Novo Horizonte. Depois, pega o São Raimundo-RR, no dia 5, e o anfitrião Novorizontino, no dia 7.

Confira os grupos dos mineiros na Copa São Paulo de Futebol Júnior:

Grupo 4 - Atlético, Novo, Novorizontino, São Raimundo-RR

Grupo 5 - América, Atlético-BA, Marília, Ponte Preta

Grupo 22 - Bragantino, Cruzeiro, River-PI, União Mogi

Conteúdo Patrocinado