Mayra Aguiar bate campeã olímpica e ganha o ouro em Paris - Gazeta Esportiva
Mayra Aguiar bate campeã olímpica e ganha o ouro em Paris

Mayra Aguiar bate campeã olímpica e ganha o ouro em Paris

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/02/2016 às 15:57 • Atualizado: 30/05/2017 às 15:18

São Paulo, SP

Mayra Aguiar garantiu a medalha de ouro, batendo a atual campeã olímpica, kayla Harrison (Foto: Divulgação/IFJ)
Mayra Aguiar garantiu a medalha de ouro, batendo a atual campeã olímpica, kayla Harrison (Foto: Divulgação/IFJ)


A judoca brasileira Mayra Aguiar conquistou a medalha de ouro, no Grand Slam de Paris, neste domingo. Ela bateu a americana Kayla Harrison, número 1 do ranking mundial, na decisão, e garantiu o primeiro lugar. Esta é a segunda vez que Mayra, 9ª colocada no ranking, vence a competição, na categoria -78kg.

Na campanha até a final, Aguiar começou batendo a tunisiana Sarra Mzougui. Depois, na segunda luta, a adversária foi Anamari Velensek, da Eslovênia. Na terceira ida ao tatame, a brasileira encarou Laia Talarn, da Espanha. Com as três vitórias, a judoca conseguiu um lugar entre as quatro melhores do torneio.

Na semifinal, Mayra encontrou a britânica Gemma Gibbons, e conseguiu vencer, garantindo, pelo menos, a medalha de prata. Na decisão, a oponente foi a campeã mundial de 2010, e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, Kayla Harrison. Apesar da dificuldade, a brasileira conseguiu encaixar o ippon e conquistou o título, garantindo a medalha de ouro para o país.

Victor Penalber e David Moura ganham o bronze

Na categoria -81kg, o brasileiro Victor Penalber ganhou a medalha de bronze, ao bater o russo Alan Khubetsov, por estrangulamento. O judoca saiu da disputa do ouro após perder para Ivaylo Ivanov, da Bulgária. Na repescagem, Penalber bateu, além de Khubetsov, o grego Roma Moustopoulos. Com os dois triunfos, garantiu o bronze.

Já David Moura, na categoria acima dos 100kg, superou a derrota para o japonês Ryu Shichinohe, que o impediu de buscar o ouro, e conquistou duas vitórias na repescagem, o que o levou ao 3º lugar. Ele bateu Hamza Ouchani, da França, e Levani Matiashvili, da Geórgia, garantindo a medalha.

Os três medalhistas de hoje se juntam a Rafaela Silva e Sarah Menezes, que conquistaram o bronze no sábado, garantindo ao Brasil cinco medalhas no Grand Slam de Paris, que se encerra neste domingo. O país sai da competição com o ouro de Mayra Aguiar e mais quatro bronzes.

Conteúdo Patrocinado