Alvo do Cruzeiro, Cuéllar não comparece à reapresentação do Junior - Gazeta Esportiva
Alvo do Cruzeiro, Cuéllar não comparece à reapresentação do Junior

Alvo do Cruzeiro, Cuéllar não comparece à reapresentação do Junior

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

18/01/2016 às 17:29

Belo Horizonte, MG

Cuéllar (ao centro) alcançou destaque pelo Junior Barranquilla, sendo convocado para cinco jogos da Colômbia em 2015 (Junior Barranquilla/Divulgação)
Cuéllar (ao centro) já manifestou o seu desejo de se transferir para o exterior (Junior Barranquilla/Divulgação)


Após se arrastar por algumas semanas, a negociação do Cruzeiro pelo volante Gustavo Cuéllar voltou a ganhar tons animadores nesta segunda-feira. O jogador não compareceu à reapresentação do Junior Barranquilla, onde está emprestado, e, segundo o técnico da equipe colombiana, Alexis Mendoza, o atleta de 23 anos não esteve presente no evento devido à possibilidade de uma “transferência para o exterior”.

“Estamos negociando uma possibilidade de transferência do Gustavo (Cuéllar) para o estrangeiro. Por isso, ele não está aqui. Mas ainda não tem nada definido”, explicou Mendoza.

Nas últimas semanas, a chegada de Cuéllar à Toca da Raposa ficou um pouco mais distante devido a um desacerto entre o Junior e o Deportivo Cali, dono do passe do volante, no que diz respeito às porcentagens a serem envolvidas na negociação. A princípio, o Cali pretendia negociar 70% dos direitos do atleta, mas em seguida decidiu envolver os 30% restantes nas tratativas, o que travou a transação.

Para resolver a situação, o Cruzeiro enviou um representante à Colômbia e a atitude da diretoria cruzeirense parece ter tido resultado. De acordo com o presidente do Junior Barranquilla, Alfredo González Rubio, que tem facilitado a ida do jogador para o clube celeste, a transferência de Cuéllar para o exterior está mais próxima.

“Queremos que o sonho de Cuéllar de jogar no exterior se cumpra, está próximo, mas ainda não está definido”, colocou o mandatário da equipe colombiana.

Entre Gustavo Cuéllar e o Cruzeiro já existe um acordo. Caso o Deportivo Cali aceite liberar o atleta, o Junior Barranquilla repassará o volante ao clube mineiro por empréstimo de um ano, com valores fixados. Se confirmado na Raposa, o jogador colombiano será o sexto reforço celeste para a temporada. Até o momento a diretoria cruzeirense já oficializou as contratações dos meias Sánchez Miño, Matías Pisano e Bruno Nazário, além dos atacantes Rafael Silva e Douglas Coutinho.

Cuéllar (primeiro abaixado à esquerda) alcançou destaque pelo Junior Barranquilla, sendo convocado para cinco jogos da Colômbia em 2015 (Federação Colombiana de Futebol)
Cuéllar (primeiro abaixado à esquerda) alcançou destaque pelo Junior Barranquilla, sendo convocado para cinco jogos da Colômbia em 2015 (Federação Colombiana de Futebol)


Evolução e seleção colombiana – Revelado pelo Deportivo Cali, em 2009, Gustavo Cuéllar apresentou certo destaque em sua passagem pelo seu clube formador, onde conquistou os títulos da Copa da Colômbia, em 2010, e Superliga da Colômbia, em 2014. Contudo, um desentendimento com a comissão técnica fez o jogador, de 1,76 metros de altura, ser emprestado ao Junior Barranquilla.

Nos “Tiburones” desde 2014, o volante desabrochou de vez e virou titular absoluto na equipe de Barranquilla. No ano passado, Cuéllar conquistou a Copa da Colômbia e foi vice-campeão colombiano na decisão contra o Atlético Nacional.

A evolução de Gustavo Cuéllar no Junior Barranquilla acabou culminando em seguidas convocações para a seleção colombiana em 2015. Com passagens por todas as equipes de base de seu país, o volante foi chamado pelo técnico José Peckerman para cinco jogos da Colômbia na última temporada, sendo quatro deles válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Conteúdo Patrocinado