Atlético-MG garante não haver irregularidades em acerto por Cazares - Gazeta Esportiva
Atlético-MG garante não haver irregularidades em acerto por Cazares

Atlético-MG garante não haver irregularidades em acerto por Cazares

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

06/01/2016 às 13:30 • Atualizado: 06/01/2016 às 13:37

Belo Horizonte, MG

Meia equatoriano já treina com o elenco, mas transferência para o Galo segue dando o que falar (Bruno Cantini/CAM)
Meia equatoriano já treina com o elenco, mas transferência para o Galo segue dando o que falar (Bruno Cantini/CAM)


Diante da ameaça do Banfield-ARG de acionar a FIFA por irregularidades na contratação de Juan Cazares pelo Atlético-MG, o diretor jurídico do clube mineiro, Lásaro Cândido da Cunha, prestou esclarecimentos sobre a situação do armador e garantiu não haver problema algum no acerto entre o jogador e o Galo.

No ano passado, Cazares esteve emprestado ao Banfield pelo Independiente del Valle-EQU e, segundo o clube argentino, foi exercido o direito de compra do jogador, o que tornaria irregular a contratação do meia pelo Atlético-MG. A equipe portenha ainda publicou um documento em que o diretor de futebol atleticano, Eduardo Maluf, comunica oficialmente a desistência do Galo da negociação.

De acordo com o diretor jurídico do Atlético-MG, o Galo encerrou as negociações com o Banfield exatamente pelo fato de o clube argentino não ter mais ligações com Cazares, tendo em vista que a equipe portenha não exerceu seu direito de compra, muito menos pagou o valor do empréstimo do jogador junto ao Independiente del Valle.

"Não tem problema nenhum, a carta é exatamente a que o Atlético mandou para o Banfield. O Atlético procurou o clube que detinha, provisoriamente, os direitos por empréstimo. Examinou a documentação, e o Banfield não tinha ainda exercido o direito que eventualmente teria, mas, existem outras questões no meio deste contrato. Sequer o empréstimo havia sido pago. Então, o Atlético encerrou a negociação com o clube, que tinha direitos vencendo no final do ano. E assim que venceu, negociou com quem detém os direitos efetivos, concretos. E não há nenhum problema nisso. Mandamos aquela carta dizendo que tínhamos desistido, mas desistimos, porque eles não tinham o direito de negociar nada. Se pagou hoje, pagou tarde. Porque o Atlético não tem nada a ver com relação de terceiros, ainda mais que não estão registrados e nem levados a efeito. O Atlético adotou as providências e as cautelas que o caso requer", disse.

Por meio de uma nota em seu site oficial, o Independiente também confirmou ter sofrido um calote do Banfield no que se refere ao pagamento do empréstimo de Cazares. A equipe equatoriana ainda salienta que os direitos econômicos do jogador não foram adquiridos pelo clube argentino, o que permitiu a negociação do atleta com o Atlético-MG.

Cazares garante não ter renovado contrato com o Banfield (Bruno Cantini/CAM)
Cazares garante não ter renovado contrato com o Banfield (Bruno Cantini/CAM)


Também por meio de nota, Cazares se defendeu e deixou claro que o Banfield jamais exerceu seu direito de compra. O armador garante não ter assinado qualquer tipo de renovação contratual com o clube argentino.

“Quero deixar bem claro. Meu contrato com o clube já terminou em 31 de dezembro de 2015. E jamais exerceram a opção de compra. E tampouco pagaram o empréstimo, assim, que o presidente não venha me dizer que eu tenho mais três anos de contrato, quando não é assim. Ao terminar o Campeonato, no último jogo contra o Aldovisi, me mandaram ao vice-presidente e ao escrivão do clube para me fazer assinar contrato, sem antes terem falado com o meu representante para ver que contrato era. Queriam que eu assinasse um papel (...) Mas, jamais iria assinar sem que passasse pelo meu agente. Portanto, isso que dizem que irão me acionar, que o façam bem, pois sabem que não tenho contrato com o clube. E, se houve algo, pode ser que seja assinatura falsa”.

Confira abaixo a nota publicada pelo Independiente del Valle:

O Clube Independiente del Valle (em sigla IDV), ante a informação divulgada pelo Clube Atlético Banfield, comunica os seguintes pontos necessários para os meios de comunicação:

O Clube Atlético Banfield assinou um contrato de empréstimo com IDV para que o jogador Juan Cazares prestasse serviços profissionais a partir do 28 de julho de 2014 a 31 de Dezembro de 2015. Este empréstimo gerado, de acordo com as negociações, teve um custo econômico que correspondeu a atender o Clube Atlético Banfield.

O Clube Atlético Banfield violou o contrato por não pagar o mencionado valor do empréstimo acordado de US$ 50 mil dólares, em 30 de julho de 2015. O mesmo que a data não foi feita, em parte ou completamente, apesar do pedido em tempo útil pelo Clube IDV, em carta enviada em 27 de agosto de 2015. Além disso, o Clube Atlético Banfield também não fez uso da opção que foi definida como prazo 30 de novembro de 2015.

Não obstante a este fato, e exclusivamente por considerações relativas ao bem-estar e crescimento do jogador, o empréstimo permaneceu e foi concluída à data acordada, como é do conhecimento público.

O jogador Juan Cazares indicou seu desejo de não jogar no Club Atlético Banfield.

O jogador Juan Cazares escolheu o Sr. Jorge Marino como seu representante. O IDV Clube não tem qualquer relação contratual com o agente do jogador.

O IDV clube será o principal beneficiário de qualquer transação que pode ser executada sobre a transferência permanente ou temporária do jogador, ter de dividi-lo unicamente para o Clube Atletico River Plate da Argentina, que mantém uma porcentagem dos direitos econômicos.

Nós não aceitamos a afirmação no sentido de que o jogador tinha assinado um contrato de trabalho válido com o Clube Atlético Banfield. O jogador, portanto, tinha os direitos federais ligados ao IDV por contrato de trabalho. Para as implicações legais deste caso, IDV não faz mais declarações públicas sobre mais esta situação.

Atenciosamente,
Diretoria

Conteúdo Patrocinado