Estrela de Alario volta a brilhar, River vence Hiroshima e chega à final - Gazeta Esportiva
Estrela de Alario volta a brilhar, River vence Hiroshima e chega à final

Estrela de Alario volta a brilhar, River vence Hiroshima e chega à final

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/12/2015 às 10:34 • Atualizado: 16/12/2015 às 10:39

São Paulo, SP

River domina jogo e, apesar dos sustos, confirma vitória com gol na etapa final (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)
River domina jogo e, apesar dos sustos, confirma vitória com gol na etapa final (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)


Opção de última hora do técnico Marcelo Gallardo ainda na disputa da Copa Libertadores, o atacante Lucas Alario justificou a aposta justamente na final, ao abrir o placar para a vitória do River Plate sobre o Tigres no Monumental de Núñez. Nesta quarta-feira, no Mundial de Clubes, a estrela do jogador voltou a brilhar e, graças a um gol já na etapa final, o River venceu o Sanfrecce Hiroshima e garantiu vaga na final.

Apesar de anfitriões da competição, a equipe de Hiroshima pareceu visitante ao pisar no gramado. O estádio de Osaka entoava, em uníssono, os cantos da torcida do River Plate, que invadiu o Japão com a caravana desde Buenos Aires. Depois que a bola rolou, no entanto, os japoneses deram as cartas e assustaram no primeiro tempo. Só não inauguraram o placar em razão das intervenções precisas de Barovero.

Já na etapa final, quando uma prorrogação se desenhava, Alario apareceu no lugar certo para conferir. Após falta cobrada da direita, o atacante aproveitou a saída errada do goleiro Hayashi, que trombou com Maidana, para cabecear livre de marcação e balançar as redes. Agora, o representante sul-americano aguarda o vencedor do duelo entre Barcelona e Guangzhou Evergrande para saber o adversário da decisão.

River Plate pressiona, mas oferece espaços e Hiroshima assusta

O atual campeão da Libertadores pisou no gramado de Osaka sentindo estar no Monumental de Núñez. A caravana argentina ao Japão lotou o Yanmar Stadium, que ecoou os cantos do River Plate na entrada em campo. Donos da casa, em teoria, os japoneses do Sanfrecce Hiroshima pareciam acanhados diante da festa.

Apesar da posse de bola dominante dos argentinos, e da pressão no campo de ataque, o time do Hiroshima não abdicou do estilo de jogo pautado no toque de bola. A medida que o River Plate se lançava ao ataque, também deixava espaços na defesa que, aos poucos, foram aproveitados pelo adversário.

Aos 25 minutos, após lançamento do campo de defesa, o zagueiro Balanta errou o tempo da bola e deixou o atacante Minagawa livre dentro da área. O japonês só não balançou a rede por conta de Barovero, que se antecipou e jogou a bola para escanteio. O goleiro, ainda, interviu em mais dois lances decisivos para garantir o empate.

Depois de alguns sustos, o River chegou de forma contundente nos minutos finais da primeira etapa. Aos 42, após cruzamento na área, Mora aparou de cabeça e Sánchez apareceu por trás da zaga para cabecear, obrigando o goleiro Hayashi a fazer uma grande defesa. O lance, porém, já estava anulado em razão do impedimento.

Barovero foi fundamental para classificação ao evitar gols dos japoneses (Foto:Kazuhiro Nogi/AFP)
Barovero foi fundamental para classificação ao evitar gols dos japoneses (Foto:Kazuhiro Nogi/AFP)


Mais organizado em campo, argentinos contam com a sorte para ir à final

Depois de assistirem Barovero evitar o gol dos japoneses em, ao menos, três oportunidades, os argentinos se movimentaram na segunda etapa. Desde o vestiário, Marcelo Gallardo já planejou as mudanças. Saíram os meias Ponzio e Pisculichi para a entrada do armador Lucho González e do atacante Viudez.

Mais ofensiva em campo, a equipe se reorganizou e seguiu comandando as principais jogadas da partida. Porém, a barreira formada pela linha de defesa do Hiroshima demorou a ser rompida, e precisou de uma bola aérea para ter a ação dos defensores quebradas. Quando o jogo já se encaminhava para a prorrogação, Alario brilhou de novo.

Aos 27 minutos, após cobrança de falta, o goleiro Hayashi saiu mal do gol e trombou com o zagueiro Maidana, do River. Diante da confusão, Alario aproveitou seus quase 1,80m para subir mais alto que a defesa adversária e cabecear para o gol, em conclusão muito parecida com a de Guerrero diante do Chelsea, também no Mundial.

O gol em lance isolado abalou a equipe do Hiroshima, que não conseguiu criar novas chances de gol. Nos minutos finais, Gallardo queimou sua última alteração para passar o tempo e seguiu orientando a equipe para manter a posse da bola, minimizando as chances do adversário, até o apito final.

FICHA TÉCNICA:
SANFRECCE HIROSHIMA 0 x 1 RIVER PLATE

Local: estádio Osaka Nagai, em Osaka, no Japão
Data: 16 de dezembro de 2015, quarta-feira
Horário: 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)
Cartões amarelos: Kazuyuki Morisaki, Chiba, Kashiwa e Shiotani (Sanfrecce Hiroshima); Mercado e Álvarez (River Plate)
Gol: Lucas Alario, aos 27 minutos do segundo tempo (River Plate)

SANFRECCE HIROSHIMA: Hayashi, Chiba, Shiotani, Sasaki e Aoyama; Kazuyuki Morisaki, Shimizu, Kashiwa (Mikic), Chajima e Douglas; Minagawa (Asano)
Técnico: Hajime Moriyasu

RIVER PLATE: Barovero, Maidana, Vangioni, Mercado e Álvarez; Kranevitter, Ponzio (Lucho González), Pisculichi (Viudez) e Sánchez; Mora e Alario
Técnico: Marcelo Gallardo

América-MEX vence algoz do Internacional e garante o 5º lugar

Depois de serem eliminados para o Guangzhou Evergrande, comandado por Felipão, o América do México, atual campeão nacional, garantiu o quinto lugar no Mundial ao vencer o Mazembe nesta quarta-feira. Algoz do Inter em 2010, quando desclassificou os brasileiros na semifinal, o time africano perdeu por 2 a 0 e viu os mexicanos ficarem na quinta posição.

Conteúdo Patrocinado