Com show de Gasol, Espanha bate Lituânia e conquista tri europeu - Gazeta Esportiva
Com show de Gasol, Espanha bate Lituânia e conquista tri europeu

Com show de Gasol, Espanha bate Lituânia e conquista tri europeu

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/09/2015 às 16:07

São Paulo, SP

A Espanha conquistou neste domingo o tricampeonato do Campeonato Europeu masculino de basquete. Em jogo disputado no Stade Pierre-Mauroy, em Lille, na França, a representação espanhola bateu a Lituânia na decisão por 80 a 63, contando com uma grande apresentação de Pau Gasol, que foi o cestinha, com 25 pontos, além de ter agarrado 12 rebotes, conseguindo um duplo-duplo.

Outro jogador chave para a vitória espanhola foi Sergio Rodríguez, com seis assistências. Também com uma grande contribuição, Sergio Llull terminou com 12 pontos, seguido de perto por Rudy Fernández, com 11.

Pelo lado da Lituânia, Renaldas Seibutis e Mantas Kalnietis foram os cestinhas, ambos com 13 pontos. Jogador do Toronto Raptors, Jonas Valanciunas liderou nos rebotes, com nove, além de ter finalizado o duelo com 10 pontos.

Com uma campanha de sete vitórias e duas derrotas – sofridas diante da Sérvia e da Itália na primeira fase -, a Espanha chega ao seu terceiro título europeu. Anteriormente, os ibéricos haviam conquistados as edições de 2009 e 2011. Caso a Lituânia tivesse vencido, seria o quarto troféu conquistado no torneio.

Também neste domingo, a França venceu a decisão do terceiro lugar diante da Sérvia. Com boa atuação de Nando de Colo e Rudy Gobert, os franceses bateram os sérvios pelo placar de 81 a 68.

Com o final da competição, Espanha e Lituânia se garantiram nos Jogos Olímpicos de 2016. França, Sérvia, Grécia, Itália e República Tcheca irão disputar o Pré-Olímpico Mundial.



A Espanha contou com Pau Gasol para ficar com o título europeu (Foto: EMMANUEL DUNAND/AFP)
A Espanha contou com Pau Gasol para ficar com o título europeu (Foto: EMMANUEL DUNAND/AFP)


O jogo

A Espanha começou com tudo e dominou o primeiro quarto do confronto. Sem dar espaços à Lituânia, a representação ibérica se impôs e terminou a etapa liderando por 11 pontos diante dos lituanos.

Os lituanos esboçaram uma reação no segundo quarto. Explorando as bolas em Valanciunas, o elenco báltico teve uma performance melhor que a Espanha e diminuiu a vantagem para oito pontos.

Após o intervalo, o técnico Sergio Scariolo voltou com uma Espanha mais ofensiva. Contando com Pau Gasol e Sergio Llull inspirados, os espanhóis retornaram a atuar em grande nível e finalizaram o terceiro quarto com uma diferença de 17 pontos diante dos lituanos.

Com a vitória praticamente garantida, a Espanha diminuiu o ritmo no último quarto e a Lituânia explorou isso, mas pouco chegou a assustar. Ao final, os espanhóis confirmaram o título com o placar marcando 80 a 63.

Conteúdo Patrocinado