Com gol de André aos 41 minutos do segundo tempo, Porto bate o Benfica - Gazeta Esportiva
Com gol de André aos 41 minutos do segundo tempo, Porto bate o Benfica

Com gol de André aos 41 minutos do segundo tempo, Porto bate o Benfica

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/09/2015 às 17:20 • Atualizado: 20/09/2015 às 17:33

São Paulo, SP

Benfica's Brazilian forward Jonas (C) vies with Porto's Uruguayan defender Maxi Pereira (L) during the Portuguese league football match FC Porto vs SL Benfica at the Dragao stadium in Porto, on September 20, 2015.  AFP PHOTO/ MIGUEL RIOPA
Jonas sofreu muito com as faltas duras no Estádio do Dragão (Foto: AFP/Miguel Riopa)


Neste domingo, Porto e Benfica colocaram à prova a maior rivalidade de Portugal ao se enfrentarem no Estádio do Dragão, pela quinta rodada do Campeonato Português e, no confronto que valia a liderança momentânea do torneio, os donos da casa saíaram vencedores graças a um gol de André, aos 41 minutos do segundo tempo. Apesar do final emocionante, com o jogo sendo decidido nos minutos finais, a partida foi muito mais marcada pelas faltas duríssimas e lances violentos de ambos os lados.

Os dois times tem os artilheiros da competição até aqui. Aboubakar já fez quatro gols em cinco partidas, e Jonas e Mitroglou já marcaram cinco e três vezes, respectivamente. Entretanto, com os artilheiros do campeonato, todos estrangeiros, protagonistas em suas equipes, passando em branco, coube a um português, coadjuvante no Porto, fazer o gol da vitória que coloca o time azul e branco na liderança do torneio.

Agora, o Porto torce contra o Sporting, que pega o Nacional, em casa, nesta segunda-feira. Se vencer, o time de Lisboa ainda deverá superar uma diferença de quatro gols entre o seu saldo e o da equipe do Estádio do Dragão para assumir a liderança do Campeonato Português nos critérios de desempate.

Com o resultado, o Porto segue invicto no Campeonato Português e foi à 13pontos, assumindo a liderança momentânea. Já o Benfica, permanece com nove pontos ganhos e, por enquanto, é o terceiro colocado do torneio. Na próxima rodada, o time do espanhol Casillas visita o Moreirense no Estádio Comendador Freitas, sexta-feira, às 16h30. Já os Encarnados, recebem o Paços de Ferreira no Estádio da Luz, sábado, às 14h30.

Porto's Cameroonian forward Vincent Aboubakar (R) kicks the ball next to Benfica's Brazilian defender Jardel (C) and defender Eliseu during the Portuguese league football match FC Porto vs SL Benfica at the Dragao stadium in Porto, on September 20, 2015.  AFP PHOTO/ MIGUEL RIOPA
Aboubakar acertou a trave e teve mais uma chance clara de marcar no clássico mas acabou passando em branco (Foto: AFP/Miguel Riopa)


O JOGO

Jogando em casa, o Porto começou a partida pressionando o Benfica em seu campo de defesa, mas tinha dificuldades para encontrar espaços no ataque. Já os Encarnados, quando roubavam a bola, levavam perigo nos contra-ataques rápidos e, logo aos oito minutos, já tiveram sua primeira chance de gol.

Nicolás Gaitán cobrou escanteio na área, Mitroglou subiu mais que a marcação e cabeceou na direção do gol. Casillas saltou e fez uma linda defesa para impedir o primeiro gol do Benfica.

Aos 12, o espanhol salvou o Porto mais uma vez. Em novo escanteio cobrado por Gaitán, Luisão mandou para o gol e Casillas agarrou mais uma.

Com 26 jogados, o Benfica desperdiçou mais uma oportunidade. Guedes recebeu a bola na ponta direita da área, passou por Layun e chutou cruzado. Mitroglou tentou o desvio, mas chegou atrasado. Seria o primeiro dos visitantes.

Confusão têm início com Jonas e Maxi Pereira

Porto's midfielder Andre Andre (R) jumps for the ball with Benfica's defender Andre Almeida during the Portuguese league football match FC Porto vs SL Benfica at the Dragao stadium in Porto, on September 20, 2015.  AFP PHOTO/ MIGUEL RIOPA
Jogo tieve lances muito duros de ambos os lados (Foto: AFP/Miguel Riopa)


O jogo não tinha muitas chances de gol, mas permanecia tranquilo para a arbitragem até que, aos 35 minutos, o clima começou a esquentar. Maxi Pereira, que passou nove anos atuando pelo Benfica e hoje é jogador do Porto, chutou a bola no brasileiro Jonas já com o jogo parado. O lance provocou a primeira confusão da partida e o uruguaio foi punido com o cartão amarelo.

Com 40 jogados, o Porto finalmente deu sua primeira finalização ao gol. Layún chutou de fora da área, mas a bola nem chegou a assustar o goleiro Julio César.

Antes do final da primeira etapa, ainda houve tempo para mais uma confusão no Estádio do Dragão. Em disputa aérea, o brasileiro Maicom, zagueiro do Porto, levantou demais o pé e quase acertou a cabeça do atacante Jonas. Confusão generalizada no gramado até a turma do “deixa disso” aparecer para acalmar os ânimos.

Porto melhora e, com 64% de posse de bola, começa a assustar o goleiro Julio César

Porto's Spanish defender Ivan Marcano (R) tries to score a goal past Benfica's Brazilian goalkeeper Julio Cesar during the Portuguese league football match FC Porto vs SL Benfica at the Dragao stadium in Porto, on September 20, 2015.  AFP PHOTO/ MIGUEL RIOPA
Porto tinha mais posse de bola, mas não conseguia criar chances de gol (Foto: AFP/Miguel Riopa)


No segundo tempo, o Porto novamente tentou pressionar e, logo no início, o Porto acertou a trave. André lançou a bola na área e Aboubakar apareceu livre de marcação. O camaronês cabeceou tirando de Julio César, mas a bola carimbou o poste.

Em seguida ao lance de perigo, novamente a arbitragem foi obrigada a intervir na partida. Primeiro, Maxi Pereira ergueu muito o pé e fez falta feia em Jonas, mas o uruguaio escapou da expulsão. Em seguida, novamente o brasileiro Maicon chegou duro em Jonas. O zagueiro deu um carrinho nas pernas do atacante e foi advertido com o amarelo.

Com 15 jogados, Aboubakar perdeu mais uma chance de colocar o Porto na frente. André colocou o camaronês na cara do gol. O atacante avançou com a bola e tocou na saída de Julio César, que se esticou todo para fazer a defesa parcial. No rebote, Aboubakar finalizou para fora.

Aos 28, Mitroglou mandou para fora a única chance de gol dos Encarnados na segunda etapa. Gonçalo Guedes levantou da direita e o grego cabeceou a bola por cima do travessão de Casillas.

Porto abre o placar e faz explodir o Estádio do Dragão

Aos 41, depois de muito martelar na segunda etapa, o Porto finalmente balançou as redes. Em uma bela jogada de contra-ataque, Brahimi encontra Varela, que dá passe de letra para André. O meia bate na saída de Júlio César, no canto esquerdo, fazendo a festa no Estádio do Dragão.

Ainda houve tempo para André quase marcar o segundo. O português recebeu de Danilo dentro da área. Ele tentou o cruzamento para o meio, mas ninguém apareceu para completar para as redes.

Porto's supporters light flares prior to the Portuguese league football match FC Porto vs SL Benfica at the Dragao stadium in Porto, on September 20, 2015.  AFP PHOTO/ MIGUEL RIOPA
Estádio do Dragão explodiu em festa após o gol aos 41 minutos (Foto: AFP/Miguel Riopa)

Conteúdo Patrocinado