Justiça condena três por morte de torcedor atingido por privada no Arruda - Gazeta Esportiva
Justiça condena três por morte de torcedor atingido por privada no Arruda

Justiça condena três por morte de torcedor atingido por privada no Arruda

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/09/2015 às 23:03 • Atualizado: 02/09/2015 às 23:40

São Paulo, SP

Três torcedores do Santa Cruz foram condenados pela morte de Paulo Ricardo (Foto: Reprodução/Imagem de TV)
Três torcedores do Santa Cruz foram condenados pela morte de Paulo Ricardo (Foto: Reprodução/Imagem de TV)


Foram condenados nesta quarta-feira três homens responsáveis pelo homicídio do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, após uma partida entre Santa Cruz e Paraná, disputada no dia 2 de maio de 2014, no estádio do Arruda. Waldir Pessoa Firmo Júnior, de 34 anos, Luiz Cabral de Araújo Neto, de 30 anos, e Everton Filipe Santiago Santana, de 23 anos, atiraram vasos sanitários contra os torcedores do Paraná que deixavam o Arruda após o término do confronto. Arremessada de uma altura de 24 metros, uma das privadas atingiu Paulo Ricardo, que não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.

Segundo o portal Superesportes, de Pernambuco, o Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital condenou Waldir Júnior a 28 anos e nove meses de prisão, Everton Santana a 28 anos e seis meses e Luiz Neto a 25 anos de reclusão. A audiência teve início às 9h40 (de Brasília) e só foi encerrada depois das 22 horas desta quarta-feira. Embora os acusados tenham atirado os vasos sanitários justamente na área externa onde se encontravam os torcedores do Paraná, a defesa tentou argumentar que os réus não tinham interesse de assassinar ninguém com a ação.

Após deliberar por aproximadamente três horas, o júri decidiu pela condenação dos réus por homicídio doloso duplamente qualificado, quando há motivo fútil e não é dada a chance de defesa à vítima. Para o pai de Paulo Ricardo, José Paulo Gomes, “a justiça foi feita” com o veredicto. “A dor permanece, mas a gente caminha”, afirmou ao G1. A promotora Dalva Cabral ressaltou que a condenação dos acusados será fundamental para coibir a violência nos estádios e reaproximar as famílias das arquibancadas. "Esse julgamento marca um novo tempo. O conselho de sentença põe fim à incitação da violência", disse.

Paulo Ricardo era fã do Sport e estava no Arruda para acompanhar um grupo de torcedores rubro-negros que tinha amizade com a organizada do Paraná. Os torcedores do Santa Cruz teriam atirado as privadas contra os visitantes por conta da rivalidade existente entre as torcidas pernambucanas. Os acusados de cometer o crime foram presos alguns dias após a morte de Paulo Ricardo. Eles participaram de uma reconstituição do assassinato, no dia 12 de maio do ano passado, e desde então estão presos no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na região do Grande Recife.

Conteúdo Patrocinado