A Primeira Copa

Com 13 seleções, a primeira edição do Mundial foi disputada em 1930, no Uruguai. Os anfitriões foram campeões, após vencerem os argentinos na final. O Brasil foi eliminado já na fase de grupos. O torneio teve um total de 70 gols em 18 jogos (média de 3,9 por partida).

O Início

Primórdios da

Copa do Mundo

As primeiras bolas

Elas nada tinham a ver com as atuais. Feitas de couro e com costura externa, chegavam a pesar quase 1kg por causa do excesso de água. Com as condições dos gramados da época, os jogadores frequentemente deixavam as partidas com dores nos pés.

Recomeço

O Mundial no

Pós Guerra

As bolas do recomeço

A Segunda Guerra Mundial interrompeu a realização do torneio por 12 anos. O seu retorno se deu no Brasil, onde foi disputado com uma bola mais moderna em relação às anteriores. Nas Copas seguintes, as redondas passaram obedecer a padrões da Fifa e facilitaram a vida dos jogadores.

Ápice

A Era de Ouro

das Copas

As bolas e os craques

A partir de 1970, passaram a ser produzidas pela mesma fabricante alemã, que trocou o marrom pelo tradicional preto e branco na coloração. A Copa de 1986 foi a primeira a ter uma bola feita 100% de material sintético.

Nova Era

As Copas

Tecnológicas

As bolas a favor dos atacantes

A partir de 2002, ficaram ainda mais modernas e resistentes. A tecnologia aumentou a sua presença na composição e se tornou um pesadelo para os goleiros, que tinham de se virar para agarrar as bolas cada vez mais leves e rápidas.

Fevernova - 2002

 

Esta bola foi produto de três anos de aperfeiçoamento do modelo anterior. Revestida por seis camadas de diferentes materiais, ela possuía triângulos e tinha a cor dourada.

Teamgeist - 2006

 

O nome da bola significava “Espírito de equipe”. Bem leve e impermeável, teve uma versão especial para a final, entre França e Itália. Além disso, em cada partida, nela constava o nome das duas equipes, o local e a data do confronto.

Jabulani - 2010

 

Uma das bolas mais polêmicas das Copas do Mudo, ela contava com 11 cores, representando os dialetos e as etnias diferentes do país. A bola foi criticada por vários atletas, principalmente pelos goleiros, que diziam que ela tomava trajetória diferente do esperado.

Brazuca - 2014

 

A Brazuca é a primeira bola da história a ter apenas seis gomos, o que garante o formato mais uniforme já alcançado pela Adidas. As cores e o design dos seis painéis foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria associadas ao futebol no Brasil. Seus gomos têm um formato diferente das versões anteriores.