Gazeta Esportiva

Vice Primeiro Ministro russo admite uso de doping por atletas do país

Depois da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) manter a suspensão aos atletas russos após o escândalo de doping deflagrado no país, o vice Primeiro Ministro da Rússia, Vitaly Mutko, admitiu que os técnicos e atletas do país abusam das substâncias proibidas.

“Existem tantas brechas. Atletas quebram as regras e muitos treinadores não sabem trabalhar sem o doping e já está na hora deles se aposentarem. Mas no último ano um trabalho colossal foi feito”, afirmou Mutko em entrevista à agência de notícias R-Sport.

Vitaly Mutko era o ministro dos esportes à época do escândalo (Foto: AFP)

Nesta segunda-feira, a IAAF afirmou que a Rússia ainda apresenta problemas preocupantes sobre os casos de doping e que oficiais, como Mutko, atrapalham as investigações do órgão devido às muitas críticas dirigidas às sanções feitas ao esporte russo. Desta maneira, a entidade principal do atletismo optou por manter os banimentos dos atletas soviéticos, que não participaram do Mundial de Atletismo que acontece em agosto, em Londres.

A IAAF também estipulou diversas condições para que a Rússia volte a ter atletas em competições. Uma destas exigências é que a agência nacional de testes seja reinstalada e limpa, uma vez que ela continua suspensa por ter acobertado diversos casos de doping.

Alguns competidores russos banidos dos torneios pediram à Federação a permissão para participarem no Mundial como “atletas neutros”, uma vez que apresentem um histórico limpo realizado por outras agências que não a nacional russa. A IAAF considera no momento 35 aplicações.

 

 

Exit mobile version